A embalagem biodegradável é uma excelente alternativa ao plástico e traz inúmeros benefícios ao meio ambiente

A embalagem biodegradável é uma excelente alternativa ao plástico

O que é exatamente uma embalagem biodegradável ​​e por que devemos nos habituar a usá-las em nosso dia a dia?

Antes de entendermos o porquê e como as embalagens biodegradáveis ​​são sustentavelmente benéficas ao meio ambiente, precisamos entender o que são. Embalagem biodegradável ​​refere-se a materiais compostos por biopolímeros. Esses são compostos orgânicos encontrados em organismos vivos, celulose e proteínas.

Isso significa que eles são seguros para o consumo e são facilmente decompostos por microorganismos como bactérias, fungos e algas com impacto ambiental quase zero.

Embalagem biodegradável de arroz, café e coco / Reprodução Whitemads

A embalagem biodegradável é uma excelente alternativa ao plástico, esse por sinal causa um enorme impactos ao meio ambiente, pois se decompõem em um ritmo mais lento, o que afeta os ecossistemas naturais. As embalagens biodegradáveis ​​geralmente são feitas dos seguintes materiais:

  • Amido de milho
  • Arroz
  • Café
  • Coco
  • Algas marinhas
  • Cogumelo

A diferença das embalagens biodegradáveis ​​para as embalagens compostáveis

A embalagem compostável é semelhante à embalagem biodegradável, porque também se decompõe de uma forma muito mais rápida e menos prejudicial ao meio ambiente. No entanto, ela é mais vantajosa, pois não libera nenhuma toxina ao final da sua decomposição.

Uma vez que a embalagem compostável é totalmente decomposta, ela se torna uma espécie de “adubo“, fornecendo ao solo os nutrientes que as plantas precisam para crescer. Além disso, enquanto a embalagem biodegradável não tem um prazo fixo para decomposição, a embalagem compostável garante se decompor dentro de um prazo preestabelecido ou quando atingir uma temperatura específica.

Quais os benefícios de usarmos mais materiais de embalagem biodegradáveis?

A mudança para materiais de embalagem biodegradável ​​tornou-se muito importante para as empresas. Isso ocorre porque os consumidores estão mais inclinados a comprar marcas conscientes da reciclagem e estão tomando melhores decisões ambientais. Ao optar pelo uso das embalagens biodegradáveis, você pode beneficiar a si mesmo e ao meio ambiente das seguinte formas.

  1. Reduzir as emoções de carbono que as empresa usa na produção de embalagens convencionais, já que a maioria das embalagens biodegradáveis, geralmente são feitos de materiais reciclados, em vez de plásticos que usam produtos químicos agressivos.
  2. Não contém plásticos nocivos ao meio ambiente. Os materiais de embalagem plástica são muitas vezes à base de petróleo, e causam inúmeros problemas ambientais. O uso de embalagens biodegradáveis ​​ajudará a reduzir a quantidade de plástico usado e descartado. Por fim, você ajudará a minimizar os problemas de resíduos associados ao uso de plástico.
  1. Fácil de manusear. As embalagens biodegradáveis ​​simplificam o descarte e, portanto, são convenientes para os consumidores. As duas melhores opções são embalagens recicláveis ​​e embalagens biodegradáveis, as embalagens biodegradáveis ​​se decompõem sozinhas após o uso, não exigindo recursos adicionais.
  1. Versatilidade é outro grande benefício do uso de embalagens biodegradáveis. Se você precisa de embalagens biodegradáveis ​​para kits de refeição, dispositivos eletrônicos ou qualquer outra coisa, você as encontra.
  1. Sustentabilidade. Considerando o propósito da embalagem biodegradável, esse último ponto é bastante óbvio. A maioria dos materiais das embalagem biodegradáveis ​​são redutíveis, reutilizáveis ​​e recicláveis.

Esses benefícios do uso de embalagens biodegradáveis ​​é apenas a ponta do iceberg. Eles fazem um trabalho bem maior. É nossa responsabilidade ajudar a conservar recursos, reduzindo a quantidade de novos materiais necessários para fabricar novas embalagens. É nosso dever proteger o meio ambiente reduzindo os níveis de poluição no ar, nas águas e no solo.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile