Alerta – Poluição por plástico deverá triplicar nos próximos 40 anos, segundo cientistas

Alerta - Poluição por plástico deverá triplicar nos próximos 40 anos, segundo cientistas

A poluição por lixo plástico no meio ambiente deverá triplicar nos próximos 40 anos, de acordo com um novo relatório divulgado pelos cientistas da (OCDE), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Essa estimativa se dar principalmente pelo crescimento populacional e desenvolvimento econômico dos países emergentes.

Crédito: WWF

Segundo o estudo, o consumo de plástico aumentará de 460 milhões de toneladas atualmente, para mais de 1,2 bilhão de toneladas em 2060, se continuar no mesmo ritmo. Isso fará com que a poluição por microplasticos nos rios, mares e lagos, triplique. Já há uma enorme quantidade de plástico espalhado no meio ambiente, como esse aumento previsto, o resultado pode ser devastador.

Há uma constante preocupação dos órgãos de proteção do meio ambiente, com a poluição por plástico e seus efeitos no meio ambiente e na saúde dos animais e seres humanos. Microplásticos, fragmentos de qualquer tipo de plástico menores que cinco milímetros, se infiltraram nas regiões mais remotas e intocadas do planeta, poluindo ecossistemas desconhecidos.

Além de poluir as águas em geral, causando mal a saúde dos peixes e outros animais, e olha que os cientistas ainda nem tem certeza do quanto prejudicial eles podem ser aos seres humanos. Para os animais, já estamos vendo que isso pode causar imensos danos, inclusive a extinção de alguns.

O problema da poluição por plástico não para por aí

Atualmente o ciclo de vida completo dos objetos de plástico, desde a fábrica até a desintegração total no meio ambiente, contribui para a geração de 2 bilhões de toneladas de gases prejudiciais na atmosfera. Cerca de 3% das emissões de CO2 e outros gases que provocam o aquecimento global, são gerados devido ao alto uso de plásticos.

O cientistas sugerem ações que reduzam a poluição por plástico. Algumas das políticas que podem reduzir os impactos ambientais dos plásticos e incentivar o uso circular e a reciclagem. Isso inclui aumentar as práticas de coleta seletiva de lixo, melhorar a infraestrutura e implementar impostos diferenciados sobre plásticos, de modo a incentivar a reutilização e reciclagem de produtos plásticos.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile