Pesquisadores desenvolvem bateria líquida capaz de armazenar energia solar

bateria líquida capaz de armazenar energia solar bateria líquida capaz de armazenar energia solar

Celular que descarrega bateria rápido? Nunca mais! O que acha de ter uma bateria que dure até 18 anos?Isso não é apenas um sonho, mas já um projeto em desenvolvimento. Pesquisadores da Suécia, em parceria com cientistas chineses, desenvolveram uma bateria líquida capaz de armazenar energia solar.

A pesquisa desenvolve uma bateria capaz de armazenar energia solar em forma líquida. Permitindo que, assim, a energia possa ser usada gradativamente com o passar do tempo, segundo necessidade do consumidor, independente do clima, horário ou localização.

Isso é possível através de simples reações, envolvendo moléculas de carbono, hidrogênio e nitrogênio. As quais mudam de forma ao entrarem em contato com a luz do Sol. Essa energia pode ser armazenada por mais de 18 anos!

Para liberá-la, é necessário o auxílio de um catalisador, que usa o aquecimento das moléculas para que elas retornem ao formato original. O sistema sustentável é compacto, permitindo que seja utilizado para alimentar uma extensa gama de dispositivos.

Bateria líquida capaz de armazenar energia solar (Foto: Divulgação)

Quanto tempo dura uma bateria para armazenar energia solar?

As baterias fotovoltaicas para sistemas de energia solar híbrido e ‘off grid’ possuem uma vida útil de 4 a 5 anos. Um tempo muito curto em comparação com a vida útil do sistema de energia solar, de 30 anos.

Contudo, essa nova tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Universidade de Tecnologia Chalmers, mostra que é possível, ainda que por enquanto em pouca quantidade, armazenar energia solar por longos períodos (+10 anos).

Como uma bateria acumula energia?

As baterias são dispositivos armazenadores e não produtores de energia. Fazem isso através de processos de oxidação e redução, gerando assim uma produção de corrente elétrica. Conforme usada, o material que sofre oxidação no processo vai diminuindo.

Ainda é possível que a bateria seja carregada, através de uma fonte elétrica externa, originando novos componentes do redutor que sofreu oxidação com o uso.

Trabalhos Futuros a serem desenvolvidos:

  • Aumento do nível de energia armazenado para comercialização;
  • Desenvolvimento de baterias baratas e com alta capacidade de armazenamento;
  • Expansão para outras fontes de energia renovável, como a eólica.

Tags: | |

Sobre o Autor

Bruno Teles

Fala sobre tecnologia e inovação. Atualiza diariamente sobre mobilidade elétrica.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile