Como economizar energia nos dias frios – Dicas para você reduzir a sua conta de energia

Como economizar energia em dias frio - Dicas para você reduzir a sua conta de energia

À medida que os meses ficam mais frios em várias regiões do país, as pessoas podem ver suas contas de energia cada vez mais altas. As pessoas continuam tomando precauções para controlar a propagação do COVID-19, muitos ainda passam mais tempo em casa, o que aumenta o uso da eletricidade.

Com o frio, as pessoas demoram mais no banho, usam secadoras, e vários outros eletrodomésticos, inclusive para manter o aquecimento em algumas casas. Ainda tem as luzes e os computadores ligados para aqueles que continuam no trabalho home office.

Se tratando de uma família de baixa renda, os custos adicionais são ainda mais desafiadores, pois, com os constantes aumentos, eles já gastam uma porcentagem maior de sua renda com a conta de energia. Sendo assim, separamos algumas dica de como economizar energia em dias frios.

Na geladeira, reduza a potência de resfriamento em dias frios e evite abri-la muitas vezes. Uma boa dica é tentar organizar e memorizar onde cada produto está guardado na geladeira, para assim, abrir e pegar rapidamente, evitando manter a porta por muito tempo aberta. Verificar se há defeitos na borracha de vedação, não usar a parte traseira do refrigerador como varal, também são práticas que ajudam a reduzir a conta de energia.

O chuveiro elétrico é o vilão no consumo de energia em casa

O vilão das contas de energia, o chuveiro elétrico. É sempre bom ligá-lo o mínimo possível, pois um chuveiro de cerca de 5.500W, ligado 15 minutos por dia, por pessoa, com uma família de 4 pessoas, custa o mesmo que 400 luzes LED de 13W ligadas. Isso representa ao menos R$100 a mais na conta de energia.

Em casas que possuem aquecedor, procure fazer manutenções regulares. Filtros de ar sujos fazem com que seu aquecedor trabalhe mais por causa do fluxo de ar inadequado. Substituir os filtros pode ajudá-lo a economizar na conta de energia. Se você for comprar um aquecedor, dê preferência aos portáteis, assim poderá usa-lo em um único cômodo, sem a necessidade de aquecer a casa toda.

Lavadora e secadora também são produtos campeões do consumo de energia, e essa dica vale para qualquer época do ano. É recomendado usar sempre a capacidade máxima indicada pela fabricante, para assim evitar liga-la várias vezes ao dia. Outra boa dica sobre máquinas de lavar, é sempre prestar atenção na quantidade de sabão para evitar a necessidade de vários enxágues.

Preste atenção ao comprar eletrodomésticos para sua casa. Procure sempre comprar os de menor consumo, que possua classificação A no selo Procel.

Essas dicas podem ajudar a economizar na conta de energia, à medida que as temperaturas caem. Mantenha-se aquecido e seguro nesta temporada de inverno.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile