A energia solar flutuante e o combate às mudanças climáticas

Energia solar flutuante

Inicialmente, o Brasil já é um dos países que está explorando os benefícios da energia solar flutuante, um novo método ambientalmente limpo de geração de energia. Assim, o país sai em vantagem quanto aos outros! Mas, antes de continuar, entenderemos melhor o que é esse novo meio de obtenção de energia, quais suas vantagens e como ele afeta o meio ambiente.

Energia solar flutuante (Reprodução: Divulgação)

O que é energia solar flutuante?

Portanto, a energia solar flutuante consiste em placas solares instaladas não nos tetos de casas e apartamentos, mas sobre a água.

Como isso é possível? Através de flutuadores, os quais sustentam os grandes painéis sobre lagos, represas e outros locais com posição voltada ao agronegócio.

Qual a vantagem do Brasil para o sucesso dessa fonte energética?

Desse modo, a vantagem do país se deve pelo intenso uso de hidrelétricas para geração de energia no país. Cada hidrelétrica carrega consigo uma grande extensão de represas.

Sendo assim, tornando assim o cenário ideal para essa nova tecnologia, pois, além de contar com o espaço necessário para as placas solares, a linha de transmissão de energia também é aproveitada!

Conheça a seguir o projeto pioneiro de energia flutuante no Brasil:

Jornal Nacional | Brasil tem a primeira usina de geração de energia solar flutuante!

Energia solar flutuante e o meio ambiente:

  • Diferente de usinas solares térreas, as flutuantes utilizam espaços previamente afetados pela indústria (hidrelétricas, represas, estações de tratamento de água…);
  • Os painéis solares diminuem o nível de evaporação da água;
  • As placas solares também reduzem a temperatura da água;
  • Diminuição da proliferação de organismos prejudiciais em áreas com energia solar flutuante;

Entretanto, o fato de a energia solar flutuante permitir a diminuição da temperatura da água e, consequentemente, sua evaporação, é de grande importância!

Desse modo, com as intensas mudanças climáticas sofridas, o aumento súbito de temperatura e decorrentes secas, tornaram-se um alarde.

Assim, além de ser uma energia limpa, de fácil e vasta aplicação, a energia solar ainda conta possui excelente custo-benefício:

  • Grande geração de energia em comparação com as placas solares terrestres;
  • Fácil manutenção das placas, sendo possível direcioná-las para receber mais Sol durante o dia;

A Energia Solar Flutuante é um campo de negócio que só tende a aumentar no Brasil. Sendo assim, sustentável, não-burocrático e potente. É o futuro!

Tags: | |

Sobre o Autor

Bruno Teles

Fala sobre tecnologia e inovação. Atualiza diariamente sobre mobilidade elétrica.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile