Há apenas duas semanas atrás, a Universidade de Illinois, localizada em Chicago (UIC) fez o anúncio de que um grupo de estudantes de engenharia havia criado uma estação de carregamento para carros elétricos movida a energia solar.

O projeto, inicialmente, foi exclusivamente pensado e elaborado para o Gemma, um carro elétrico que é utilizado pela secretaria de planejamento, sustentabilidade e gerenciamento de projetos da Universidade de Illinois.

Saiba mais sobre a estação de carregamento para carros elétricos feita por estudantes de engenharia da Universidade de Illinois

O grupo formado por 3 estudantes de engenharia mecânica e um estudante de engenharia biomédica, criaram um tipo se painel solar de 300 watts, que é capaz de ser 100% carregado. De acordo com os estudantes responsáveis pelo projeto, o carro costuma ficar acordado a noite toda, sem perder a carga.

O estudante de engenharia mecânica, Joe Downie, que faz parte do grupo, disse que para carregar o Gemma fora da rede, foi utilizado um painel de energia solar de 300 watts. Esse painel solar carrega uma bateria que é utilizada para carregar o Gemma no período noturno.

Imperdível: Mercado de energia renovável da China cresce rápido demais para sua rede e gera novos entraves

A estação de carregamento usa rastreamento manual solar, que possui 12 configurações, sendo justamente por isso que se torna mais eficiente a cada mês.

Gemma também foi utilizado em projeto de recuperação e distribuição de alimentos

O carro elétrico da universidade também foi usado para entregar alimentos à moradores de rua, através do Food Recovery Network (FRN), um projeto elaborado pelo campus para também combater o desperdício de alimentos.

O projeto basicamente visa recuperar alimentos que seriam jogados foras e os doam à abrigos e pessoas em condição de rua.

Estação de carregamento para carros elétricos através da energia solar já vinha sendo elaborado desde antes da pandemia

A estação de carregamento começou a ser elaborada no início do ano de 2020. No entanto, o projeto da estação de carregamento para o Gemma foi interrompido após a suspensão das aulas na universidade, isso devido à grave pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Mas, apesar da suspensão das aulas na universidade, os alunos conseguiram continuar trabalhando no projeto, mesmo em casa.

O grupo de estudantes também planeja transferir a tecnologia para o trailer e fornecer uma estação de carregamento móvel, de acordo com o planejamento inicial do grupo, quando a ideia surgiu.

Segundo Downie, a equipe ficou esperando em torno de 3 meses pela chegada de um trailer que eles solicitaram. O grupo acabou cancelando o pedido do trailer e resolveram migrar para um sistema fixo, surgindo a estação de carregamento.

O projeto dos futuros engenheiros foi desenvolvido para o Engineers for a Sustainable World – que em português significa “engenheiros para um mundo sustentável” – um projeto criado pelo curso de engenharia da Universidade de Illinois, fundado no ano de 2020, para a criação de novas tecnologias, com foco em sustentabilidade.