O que é sustentabilidade ambiental?

O que é sustentabilidade ambiental O que é sustentabilidade ambiental

No Brasil, o conceito de sustentabilidade ambiental começou a ser desenvolvido na área de administração na década de 1990, período em que foram publicados os principais livros e relatórios internacionais sobre o tema.

Entre os principais livros que tratam da sustentabilidade ambiental, estão os apresentados na CMMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) e na Agenda 21. Há destaque também para a definição proposta pelo economista francês Ignacy Sachs, que define sustentabilidade ambiental como a capacidade do ecossistema resistir diante das agressões humanas.

Sustentabilidade ambiental

De acordo com Ignacy Sachs, a sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade de sustentação dos ecossistemas, que é a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas. Sachs afirma que: “A sustentabilidade ambiental pode ser alcançada por meio da intensificação do uso dos recursos potenciais.

Para propósitos socialmente válidos, da limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, substituindo-se por recursos ou produtos renováveis e limpos, ambientalmente inofensivos. Redução do volume de resíduos e de poluição e intensificação da pesquisa de tecnologias limpas.

Em junção ao conceito de Sachs, a CMMAD afirma que para ter sustentabilidade ambiental é preciso não oferecer riscos para a natureza que sustentam a integridade global do ecossistema, como por exempo, a qualidade do ar, dos solos, das águas e dos seres vivos.

A CMMDA ainda afirma que é necessário encontrar novas tecnologias para reduzir a pressão sobre o meio ambiente, que minimizem o esgotamento e propiciem substitutos para esses recursos.

De maneira parecida, a Agenda 21, define a sustentabilidade ambiental como a relação sustentável entre padrões de consumo e de produção, de maneira que sejam reduzidas as pressões ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a poluição.

De acordo com o documento Agenda 21, os governos, em conjunto com setor privado e a sociedade, devem atuar para reduzir a geração de resíduos e de produtos descartáveis, por meio da reciclagem, nos processos industriais e na introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis.

As definições de sustentabilidade ambiental da CMMAD e da Agenda 21 dão foco para as dimensões ambientais, econômicas e sociais – enquanto alguns autores importantes como Ignacy Sachs reconhecem outras dimensões da sustentabilidade, como a espacial e a cultural.

Desenvolvimento sustentável

Em relação ao desenvolvimento sustentável, a CMMAD considera que há princípios básicos a serem levados em conta, como por exemplo, as necessidades básicas dos pobres de todo o mundo devem ser atendidas como prioridade e os recursos naturais devem ser limitados para que possam atender as necessidades das gerações presentes e futuras.

Esses dois conceitos, somados ao conceito de desenvolvimento econômico, resultam no desenvolvimento sustentável, que busca o fim da pobreza, a redução da poluição ambiental e do desperdício no uso de recursos. A partir desse ponto de vista, o termo desenvolvimento sustentável ficou consolidado e atrelado às dimensões ambiental, social e econômica, sem hierarquia e sobreposições entre essas três vertentes da sustentabilidade.

Diversas áreas incorporaram os princípios do desenvolvimento sustentável, que, até então, eram propostas alternativas ao desenvolvimento econômico, criando novos campos do conhecimento como:

  • Agricultura sustentável
  • Turismo sustentável
  • Sustentabilidade empresarial

Nas organizações, esses temas ainda se subdividem em operações sustentáveis, finanças sustentáveis e outros. A gestão sustentável nas empresas e as pesquisas na área de sustentabilidade devem abarcar as três dimensões para justificar o uso do termo sustentável. No entanto, para cada uma das três dimensões da sustentabilidade, há uma definição específica.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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