Produzida com 90% de plástico reciclado, bicicleta ecológica será lançada ainda esse ano

Produzida com 90% de plástico reciclado, bicicleta ecológica será lançada ainda esse ano

A empresa alemã Igus em parceria com a holandesa MTRL anunciaram que lançará uma bicicleta com 90% de sua composição elaborada de plástico reciclado. De acordo como o projeto, até a corrente da bike amiga do meio ambiente será de plástico.

igus.bike / Crédito: Igus

A alemã Igus é líder mundial em fabricação de plásticos de alto desempenho. De acordo com o anúncio, às duas empresas pretendem montar a fábrica da bicicleta de plástico reciclado próximo a lixões em vários lugares do mundo. O intuito é facilitar o processo de recuperação e reciclagem do plástico presente no local para a fabricação das peças.

A ideia da fábrica não será somente para a produção da igus.bike. A parceria visa também fabricar vários outros tipos de peças e acessórios para inúmeras fabricantes de bike, tudo feito de plástico retirado do meio ambiente e dos lixões. O CEO da Igus, Frank Blase, contou que a ideia de criar uma bicicleta feita de plástico não é nova. A elaboração do projeto começou ainda em 2009 após uma visita de férias na Flórida, Estados Unidos.

Na sua viagem de férias, Frank percebeu que as bicicletas feitas de metal, disponíveis para aluguel, tinham uma curta duração, devido ao desgaste causado pela maresia na região. A partir disso ele imaginou o quão benéfico seria criar uma bicicleta que, além de resolver esse problema, ainda teria um grande benefício para o meio ambiente.

O acordo entre as duas empresas, Igus e MTRL, para a fabricação da bicicleta, se iniciou em 2019. Vários estudos e testes depois, chegaram ao produto final. A bicicleta ecológica de plástico reciclado da igus, ou igus.bike, como desejar, pesa 16Kg e seu valor será algo entre $1300 e $1500 dólares, segundo o site oficial do projeto. A igus.bike informou que disponibilizará a bicicleta para venda ainda esse ano.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile