Quais são os tipos de energia renovável? Conheça os diferentes tipos de energia renovável disponíveis hoje em dia

Quais são os tipos de energia renovável

Energia renovável, também conhecida como energia limpa, é a energia obtida a partir de recursos que não causam, ou causam poucos impactos negativos ao meio ambiente e não se esgotam. Os principais tipos de energia renovável são:

  • Hidráulica
  • Solar
  • Eólica
  • Biomassa
  • Biogás

Agora que você já sabe quais são os tipos de energia limpa, veja uma breve descrição do que se trata cada uma delas.

Fontes de energia renovável e o que você precisa saber sobre cada uma delas

  • Hidráulica

Tem como origem a água, que movimenta as turbinas de usinas hidrelétricas. Apesar de ser considerada por alguns como uma fonte de energia renovável, a construção de barragens e reservatórios altera o ambiente e provoca o deslocamento da população no entorno das usinas.

  • Solar

Por meio de painéis fotovoltaicos, converte-se a luz do sol em energia. Esse tipo de tecnologia exige pouca manutenção e pode ser usada em pequenas escalas – como uma casa, uma loja. A produção dos painéis, no entanto, é cara. Ou seja, não são todos os países que têm acesso a esse tipo de energia renovável.

  • Eólica

É a energia dos ventos, que movimentam as pás de cata-ventos ligados a geradores. Uma das vantagens apresentadas é que não gera resíduos e o terreno pode ser compartilhado com outras atividades. No entanto, para que uma usina eólica forneça uma quantidade razoável de energia renovável, deve haver disponibilidade de áreas bastante amplas. Há também a morte de pássaros que se chocam contra as pás.

  • Biomassa

Obtém-se a energia de biomassa pela queima de bagaço de cana, palha de milho, casca de arroz… Uma das vantagens apontadas é que o período de safra da cana coincide com o da seca, quando cai o nível da água nos reservatórios das hidrelétricas.

  • Biogás

É gerado pelo lixo orgânico de aterros sanitários, esgoto e dejetos de fazendas. Tubulações captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica, e o usam para gerar a energia renovável.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile