Bateria para veículos elétricos usando inteligência artificial tem melhoria média de 300% em relação às convencionais
Fazer baterias para carros elétricos (EV) não é um trabalho simples, pois envolve questões como aquecimento excessivo, demora no carregamento e impactos no meio ambiente.
No entanto, a Chemix, uma startup de pesquisa e desenvolvimento, está empenhada em solucionar esses desafios, criando bateria para veículos elétricos com a ajuda da inteligência artificial (IA).
A Chemix emprega sua plataforma de software, chamada Mix, para experimentar várias fórmulas de bateria e criar novos modelos, acelerando o processo de aprimoramento.
Em somente seis meses, o sistema conseguiu desenvolver uma bateria com desempenho extremamente superior aos modelos disponíveis no mercado.
Até agora, as baterias desenvolvidas com IA mostraram uma melhoria média de 300% em comparação às baterias convencionais.
A Chemix coopera com fabricantes de veículos elétricos que procuram soluções melhores, como a UBCO, empresa da Nova Zelândia que produz motos elétricas off-road.
Além de solucionar os problemas de aquecimento e carregamento, a inteligência artificial também tem potencial para melhorar a eficiência das baterias.