Brasil lidera ranking mundial entre os 10 países que mais desmataram suas florestas primárias em 2021

Em 2021, quase metade da perda de florestas primárias do planeta ocorreu no Brasil. Os dados são da Global Forest Watch (GFW)

No ano passado, 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias foram perdidos no Brasil, representando 40% do total mundial.

O nosso país está bem à frente do segundo lugar no ranking de perda florestal, a República Democrática do Congo, com 500.000 hectares.

A cada ano, a GFW realiza uma avaliação independente do estado das florestas do mundo no ano anterior. Os dados vêm de uma análise geoespacial desenvolvida na Universidade de Maryland.

No caso do Brasil, mesmo com a redução dos incêndios na Amazônia e no Pantanal em 2021, não houve mudança na tendência.

Perdas não causadas por outros fatores, comumente associadas à expansão agrícola, aumentaram 9% entre 2020 e 2021

O Brasil tem cerca de um terço das florestas tropicais primárias remanescentes do mundo, e a taxa de perda de florestas primárias permaneceu acima de 1 milhão de hectares.

Muitos dos novos focos de perda de floresta primária nesses estados incluem desmatamento em larga escala ao longo de estradas, como a BR-319, possivelmente para a prática da pecuária.

No total, a GFW identificou a perda de 3,75 milhões de hectares de florestas tropicais primárias globalmente. Além do Brasil, a perda é preocupante em países como Bolívia e Congo.

Confira a matéria COMPLETA NO SITE

Brasil lidera ranking mundial entre os 10 países que mais desmataram suas florestas primárias em 2021