Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil

Como a cidade mais populosa do Brasil, São Paulo gera uma média de 20.000 toneladas de resíduos por dia.

Isso equivale a cerca de um quilo e seiscentos gramas por pessoa. Nesse caso, os catadores de lixo tem um papel fundamental no recolhimento e reciclagem de todo esse lixo.

O desafio, diz Pedro Jacobi, professor de ciências ambientais da Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho do Greenpeace, é “reduzir a geração de resíduos, aumentar a reciclagem e a remanufatura”.

Um grupo que passa despercebido pela sociedade e está diretamente envolvido no processo de reciclagem de resíduos é o catador.

Segundo o Instituto de Economia Aplicada (IPEA), os catadores são responsáveis ​​por quase 90% dos resíduos reciclados no Brasil.

De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, existem 800 mil profissionais desse tipo no país, dos quais cerca de 85 mil estão associados ao movimento nacional.

A maioria desses trabalhadores encontrou alternativas ao desemprego na indústria.

No trimestre julho-setembro do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizava 12,4 milhões de desempregados no país.

O caso de Euclides Filomeno, 76 anos, reflete essa realidade. Já empreiteiro e encanador, o catador mora no Jardim São Luiz, mas viaja diariamente para a comunidade de Pinheiros para trabalhar.

Confira a matéria COMPLETA e as fotos em nosso SITE

culturaambientalnasescolas.com.br

OBS: Basta você pesquisar "Cultura ambiental nas escolas" no google e clicar no link do nosso site ;)