CEO da Ford alfineta Tesla Cybertruck “Caminhonete de Verdade”

O jogo de picapes elétricas está em alta, e Jim Farley, CEO da Ford, não hesita em expressar suas opiniões.

Seu principal alvo? O Tesla Cybertruck, uma alternativa futurista ao mercado de picapes convencionais.

Farley foi direto ao ponto em uma recente entrevista à CNBC, descartando a ameaça potencial do veículo elétrico (EV) de Elon Musk para os negócios da Ford.

Para Farley, o Cybertruck de Musk é mais um “produto estiloso estacionado na frente de um hotel de luxo” do que uma caminhonete funcional, sugerindo que o veículo de Musk está mais preocupado com a estética do que com a utilidade.

“Os clientes da Ford buscam veículos que suportem o trabalho árduo diário,” Farley argumenta, mostrando que sua empresa está dedicada a fabricar “picapes para pessoas reais que trabalham de verdade”.

Apesar das críticas ao Cybertruck, a Ford fez uma parceria estratégica com a Tesla.

A Ford foi a primeira montadora a fechar um acordo com a empresa de Musk para utilizar sua rede Supercharger, com mais de 12.000 estações de carregamento rápido de DC nos EUA e Canadá.

Esse acordo permitirá aos clientes da Ford acesso à rede de carregamento EV mais confiável da América do Norte a partir do próximo ano.

Os veículos totalmente elétricos da Ford também passarão a utilizar o conector NACS a partir de 2025, eliminando a necessidade de um adaptador.

Farley ressaltou que, apesar das diferenças de opinião, Musk foi respeitoso durante as negociações. O CEO da Ford disse que “não há problemas em ser oportunista para beneficiar meus clientes”.

A picape elétrica da Ford, a F-150 Lightning, já está se mostrando um forte concorrente no mercado de EVs, tendo vendido 4.291 unidades no primeiro trimestre de 2023 nos Estados Unidos.

Desde o início de sua produção em abril de 2022, mais de 20.000 unidades foram entregues.

Enquanto isso, a Cybertruck da Tesla ainda nem foi lançada. O lançamento da picape foi adiado devido a desafios, incluindo a escassez global de semicondutores.

Apesar de já ter recebido mais de 1,5 milhão de reservas, a real conversão desses pedidos em vendas ainda é uma incógnita.

Você gosta do nosso conteúdo?

Cultura Ambiental nas Escolas

Veja a matéria completa em nosso site

Homem lendo