Como minimizar o impacto de resíduos sólidos na construção civil?
O setor é responsável pela geração de resíduos sólidos, que, quando descartados incorretamente, se tornam grandes vilões do meio ambiente.
Caracterizam-se por resíduos sólidos da construção civil materiais como entulho, pedregulho, argamassa, areia, aço, tintas, solventes, ou seja, materiais ou restos de construções não utilizados na obra.
Visando garantir uma nova maneira no descarte e incentivar a utilização de políticas benéficas, órgãos internacionais são responsáveis pela classificação de países que aderem à sustentabilidade no setor.
As construtoras e os municípios são fiscalizadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão responsável pela resolução e pelas demais questões envolvendo a preservação do meio ambiente.
Além de destinar os materiais excedentes ao descarte correto, essa classificação visa também garantir o armazenamento em local adequado dos materiais durante a obra.
A busca por soluções na gestão de resíduos sólidos no dia a dia visa potencializar a utilização dos materiais, evitando desperdício e proporcionando organização e limpeza no local de trabalho.
Visando colaborar ainda mais com a política de redução de resíduos sólidos, é essencial que a empresa treine seus funcionários responsáveis pelo uso e descarte desses materiais.