Descoberta Inovadora permite capturar e armazenar Energia Solar em um único dispositivo, conheça a Bateria Solar

As propriedades únicas nitreto de carbono permitem que ele absorva e armazene energia solar simultaneamente, permitindo o desenvolvimento da bateria solar.

A crescente necessidade de soluções energéticas sustentáveis tem levado os cientistas a buscarem alternativas revolucionárias. Neste contexto, a bateria solar emerge.

Um grupo internacional de pesquisadores, liderado pela professora Bettina Lotsch, do Instituto Max Planck de Pesquisa de Estado Sólido, descobriu uma substância com grande potencial para a produção de baterias solares. 

Nitreto de Carbono possibilita a criação das Baterias Solares

O grande avanço reside na utilização do nitreto de carbono, um material abundante, ecologicamente sustentável, não tóxico e de fácil síntese, que pode ser produzido a partir da ureia. 

Esse novo material pode ser disposto em camadas 2D, de maneira semelhante ao grafeno, uma característica que aprimora ainda mais a sua funcionalidade.  

Dessa forma, a bateria solar feita de nitreto de carbono apresenta potencial significativo para solucionar os desafios de intermitência na disponibilidade de energia solar e os impactos ambientais das baterias convencionais. 

Construindo a Bateria Solar do Futuro Com essa estrutura em mãos, o próximo passo foi desenvolver o protótipo da bateria solar. Combinando simulações ópticas e experimentos fotoeletroquímicos. 

Você gosta do nosso conteúdo?

Cultura Ambiental nas Escolas

Veja a matéria completa em nosso site

Homem lendo