Energia maremotriz: como funciona e quais as vantagens?
Essa forma de energia aproveita o fenômeno das marés, que é causado pela interação gravitacional entre a Lua, o Sol e a Terra.
Esses corpos celestes exercem uma influência significativa sobre a Terra e tudo em sua superfície, resultando no movimento de grandes massas de água e nas variações de nível.
Essas variações de nível são responsáveis pelo movimento de subida e descida das marés, conhecido como amplitude da maré.
De forma simples, a energia das marés consiste em aproveitar os movimentos regulares e previsíveis das grandes quantidades de água que ocorrem na superfície (subindo e descendo) e em profundidade (criando correntes intensas) para a geração de eletricidade.
Turbinas de maré imersas: essas turbinas são instaladas em áreas com correntes marítimas fortes, a uma profundidade de 30 a 40 metros.
Usinas de energia das marés com represas: essas usinas são construídas em enseadas e estuários que possuem uma alta amplitude de maré.
As represas de maré podem gerar eletricidade quando a água flui do mar para o reservatório ou quando o reservatório é esvaziado na maré baixa, ou até mesmo em ambos os casos.
Essas adições permitem armazenar o “potencial” de uma maré quando ocorre em momentos de baixa demanda, como durante a tarde ou à noite, para que a eletricidade possa ser gerada quando for necessária.