Como as mudanças climáticas estão causando perda de peso nas aves e outros animais da Amazônia?

Um estudo publicado na revista Science mostrou que as mudanças climáticas já afetaram os corpos de 77 espécies de aves e outros animais da Amazônia.

De acordo com o estudo, o monitoramento realizado nas últimas quatro décadas mostra que as aves da Amazônia estão em mutação devido aos desequilíbrios ambientais que estão ocorrendo no planeta.

O estudo observa que mesmo a Amazônia, que os humanos ainda não alcançaram, já está sendo afetada pelas mudanças climáticas.

As condições quentes e secas estão diminuindo o tamanho das aves da floresta tropical e aumentando a envergadura das asas, de acordo com cientistas.

Acredita-se que isso seja uma resposta aos desafios nutricionais e fisiológicos, especialmente durante a estação seca.

Após mais de 40 anos de trabalho de campo, Jurinec e seus colegas analisaram dados de mais de 15.000 aves.

Ao comparar os dados, eles descobriram que quase todas as aves ficaram mais leves após a década de 1980 e também observaram que a maioria das espécies perdeu uma média de 2% de seu peso

O estudo observou que os dados não correspondiam a locais específicos na floresta amazônica. Especialistas observam que as informações foram coletadas em várias regiões da Amazônia.

O que significa que o fenômeno pode ser verificado globalmente. No total, os cientistas pesquisaram 77 espécies cujos habitats variam.

Confira a matéria COMPLETA NO SITE

Como as mudanças climáticas estão causando perda de peso nas aves e outros animais da Amazônia?