Nova biobateria para armazenamento de hidrogênio está sendo desenvolvida por cientistas

Um grupo de cientistas e pesquisadores da Goethe University Frankfurt conseguiu utilizar bactérias para construir uma biobateria que armazena hidrogênio de maneira controlada.

O Hidrogênio é um combustível muito promissor, porque é neutro em carbono e não libera gases prejudiciais no meio ambiente, no entanto, é altamente explosivo e perigos de armazenar e transportar.

A corrida por fontes renováveis de energia vem crescendo em todo mundo, a medida que as mudanças climáticas, provocadas pela poluição atmosférica, se intensificam.

Os cientistas descobriram que uma enzima de uma bactéria, capaz de viver sem oxigênio, produz ácido fórmico que liga o hidrogênio ao gás carbônico.

Esse processo pode ser revertido, liberando o hidrogênio, que pode ser usado como fonte de energia.

As bactérias acetogênicas se alimentam de dióxido de carbono e o convertem em ácido fórmico.

Normalmente, o ácido fórmico é apenas um produto intermediário de seu metabolismo, sendo posteriormente digerido para produzir ácido acético e etanol.

No entanto, a equipe projetou a bactéria para que agora ela possa não apenas parar o estágio, mas também reverter o processo.

A equipe usou a mesma bactéria para construir uma biobateria para armazenar hidrogênio.

Confira a matéria COMPLETA e as fotos em nosso SITE

OBS: Basta você pesquisar "Cultura ambiental nas escolas" no google e clicar no link do nosso site ;)