Nova parceria entre Embraer e Nidec tem objetivo de trabalhar na criação de novos motores para eVTOLs
A Embraer, gigante da aviação brasileira, em parceria com a Nidec, conhecida fabricante japonesa de motores elétricos, tem uma visão inovadora para o futuro da mobilidade aérea.
Juntas, as duas empresas estão trabalhando no desenvolvimento e na produção de motores elétricos para aeronaves, com um enfoque especial nos “carros voadores”, também conhecidos como eVTOLs.
A parceria entre as duas empresas tomou forma com a criação da Nidec Aerospace, uma nova entidade com o objetivo central de trabalhar no avanço da propulsão elétrica na aviação.
Essa nova corporação, estabelecida nos Estados Unidos no estado do Missouri, é uma colaboração conjunta entre a subsidiária da Embraer, Embraer Aircraft Holding (EAH), e a Nidec Motor Corporation (NMC).
Esta nova empresa terá uma estrutura de capital equilibrada com a NMC detendo 51% e a EAH os 49% restantes.
A gestão inicial da Nidec Aerospace contará com um conselho de administração composto por quatro membros, dois da NMC e dois da EAH.
No futuro, após a obtenção da certificação aérea necessária, o conselho será expandido para cinco membros, com três representantes da NMC e dois da EAH.
Com um investimento inicial de cerca de U$78 milhões para a Nidec Aerospace, o projeto está planejado para avançar até 2026, desde que sejam atendidas as condições regulatórias e os marcos de fechamento comuns.