Novo núcleo para baterias de íon de lítio de carros elétricos as tornam mais seguras e com maior densidade de energia

Eles desenvolveram uma abordagem inovadora para criar baterias de íon de lítio mais duráveis e seguras que as existentes atualmente, com a promessa de fornecer dez vezes a energia das baterias de hoje.

A Stellantis está intensificando seus esforços para integrar a eletrificação em seu modelo de negócio, focando em estratégias que apoiam a fabricação de veículos de maneira mais ecológica e eficaz.

As baterias de íon de lítio atuais usam eletrodos de alumínio e grafite imersos em um líquido eletrolítico altamente corrosivo e inflamável para armazenar eletricidade.

A equipe de Columbia, no entanto, tomou a ousada decisão de substituir o eletrodo de grafite por metal de lítio, que possui uma densidade de energia quase dez vezes maior.

A cerâmica apresenta duas vantagens principais sobre os eletrólitos líquidos: é muito mais estável, tornando a bateria menos propensa a pegar fogo, e suprime o crescimento dos dendritos perigosos.

Mas a história não termina aí. O metal de lítio degrada facilmente a cerâmica e outros materiais de estado sólido.

Essa inovação permite que os fabricantes revistam os eletrodos com metal de lítio e aproveitem sua alta densidade de energia, criando uma bateria estável e muito mais segura do que as tecnologias atuais.

A maior densidade de energia das baterias pode ajudar a resolver dois grandes desafios que impedem a adoção mais ampla de veículos elétricos: o alto custo e a autonomia limitada.

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