O que é bambu e por que ele é considerado a matéria-prima do futuro?
Muitas pessoas consideram o bambu como a matéria-prima do futuro, devido ao seu excelente custo-benefício e à sua capacidade de ser uma das melhores alternativas para a madeira.
A utilização de matérias-primas na construção civil tem um impacto significativo no meio ambiente, já que muitas delas são altamente nocivas.
Por exemplo, a necessidade de grandes quantidades de madeira para a construção provoca a derrubada de florestas.
Além disso, materiais como aço, ferro e alumínio são obtidos por meio da mineração, atividade que causa impactos ambientais significativos. Outro exemplo é o cimento, que é um dos maiores emissores de CO2 na atmosfera.
Por isso, para tentar minimizar esses prejuízos ambientais, o bambu vem ganhando bastante espaço no segmento, principalmente por ser uma matéria-prima de baixo custo e muito versátil e sustentável.
Ao longo dessa matéria, você vai entender as propriedades e onde cultivar a planta, suas maiores vantagens, os cuidados da aplicação na construção civil, na arte e na decoração, além das suas utilizações para o futuro.
O bambu é uma planta que faz parte da subfamília Bambusoideae, pertencente à família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Estima-se que existam cerca de 1.200 espécies em todo o mundo.