Pesquisadores criam Gel capaz de obter água potável até mesmo no deserto

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, desenvolveram um filme de gel de baixo custo, que pode absorver água da atmosfera.

O gel pode extrair até dois litros de água potável por dia, mesmo em regiões muito secas, como um deserto.

Um único quilo desse gel foi capaz de coletar mais de 6 litros de água por dia, mesmo em ar árido.

Segundo a OMS, cerca de um terço da população mundial não tem acesso a água potável, e esse número só deve aumentar devido a dois fatores:

Expansão populacional e mudanças climáticas. É por isso que muitos cientistas trabalham duro para criar novas tecnologias para evitar um futuro mais sedento.

O novo filme de gel desenvolvido pelos cientistas tem como base a celulose, o principal ingrediente presente nas paredes celulares das plantas que ajuda a planta a ficar rígida e resistente.

Além disso, o gel ainda tem goma, uma fibra dietética natural solúvel em água produzida a partir das raízes do inhame e frequentemente usada como alimento.

O funcionamento é simples, a natureza porosa da goma atrai e retém as moléculas de água.

Após o gel ser aquecido, a celulose torna-se repelente à água, permitindo que a água retida no gel escape.

Confira a matéria COMPLETA e as fotos em nosso SITE

OBS: Basta você pesquisar "Cultura ambiental nas escolas" no google e clicar no link do nosso site ;)