Esta será a primeira planta pré-industrial para a fabricação de baterias de íons de lítio para carros elétricos no Brasil
O país está na véspera de viabilizar a primeira instalação pré-industrial dedicada à produção de baterias de íons de lítio para veículos elétricos.
A planta de fabricação se situará no campus da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em Curitiba, com a expectativa de que as primeiras baterias saiam de lá até 2026.
Desde sua criação em 2018, o instituto tem se concentrado em desenvolver soluções inovadoras para tornar a indústria mais competitiva.
O novo empreendimento é o próximo passo lógico para o instituto, com a nova instalação sendo equipada com a infraestrutura e os equipamentos industriais necessários para a produção de “lotes pioneiros” de baterias para carros elétricos.
O projeto visa trazer a produção de baterias de íons de lítio para um nível operacional, escalando de um ambiente de laboratório para um padrão industrial.
A iniciativa será financiada inicialmente pelo programa Rota 2030 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A proposta para a nova instalação é usar materiais nacionais na produção de baterias, testar as células, montar os packs (conjunto de células que formam uma bateria), validar e homologá-los.
Uma vez iniciada a implementação da unidade, o instituto procederá com a especificação e compra dos equipamentos necessários para operacionalizar a planta, um processo que deve levar cerca de 2 anos.