Cientistas criam filtro que deixa a água do esgoto potável e ainda produz energia elétrica ao mesmo tempo
Esta notável solução, gerada por Ji-Soo Jang e sua equipe do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, serve como uma ferramenta poderosa na redução do impacto ambiental.
A busca pela purificação de águas, seja ela proveniente de rios, represas, precipitações ou até mesmo reutilização de águas residuais e esgoto, é uma tarefa que demanda energia.
Por isso, qualquer economia energética é benéfica na redução dos custos associados a esse processo.
A equipe de Jang foi além, concebendo um filtro multifuncional capaz de simultaneamente purificar água residual e produzir energia.
Importante! Matéria somente para quem ainda NÃO pagou fatura Nubank esse mês.
Através do fluxo de água perpendicular à membrana, a corrente elétrica é gerada pelo movimento dos íons na direção horizontal.
Em experimentos laboratoriais, foram necessários apenas 10 µl (microlitros) de água para manter a membrana produzindo energia por mais de três horas, alcançando uma potência máxima de 16,44 µW e 15,16 mJ de energia.
Devido ao seu método simples de fabricação por impressão, que não impõe restrições de tamanho, a membrana apresenta um enorme potencial comercial.
Sem dúvidas, essa invenção abre um novo capítulo na história de como lidamos com a água e a energia, dois recursos essenciais para a vida na Terra.