Você provavelmente já deve ter entrado em conflito com alguém em um ambiente devido a temperatura do Ar-condicionado. Isso acontece porque as mulheres sempre acham que o ambiente está frio demais, e os homens de menos. A configuração do termostato do aparelho muitas vezes constitui para as discussões entre mulheres e homens sobre a temperatura “correta” a ser ajustada para o ambiente, porque as mulheres sentem mais frio, quase sempre.

Crédito: Rido – stock.adobe.com

Saiba que existe uma explicação científica apoiando isso. Já adianto que não é um mito. As mulheres realmente sentem mais frio que os homens e a ciência explica isso.

Diferenças biológicas entre homens e mulheres

O principal fator que leva as mulheres serem mais sensíveis ao frio é o fato de terem menos músculos para gerar calor. Além disso, as mulheres têm mais gordura entre a pele e os músculos, isso faz com que a pele fique mais fria, pois está um pouco mais distante dos vasos sanguíneos.

As mulheres também sentem mais frio porque tem o metabolismo menos acelerado que o dos homens, isso reduz a capacidade de produzir calor durante a exposição ao ambiente frio. Há ainda a questão hormonal que contribui ainda mais para essa diferença de sensibilidade ao frio.

O estrogênio, encontrado em maior quantidade no corpo feminino, dilata os vasos sanguíneos nas extremidades. Isso significa que a mulher perde mais calor para o ambiente, que o homem. A progesterona, outro hormônio presente em grandes quantidades nas mulheres, faz com que os vasos da pele se contraiam, fazendo com que o sangue flua para os órgãos internos, para mantê-los mais quentes.

Veja também: Como economizar energia nos dias frios – Dicas para você reduzir a sua conta de energia

Esse equilíbrio hormonal muda ao longo do ciclo menstrual, por isso que às vezes essa diferença na percepção da temperatura acontece inclusive, somente entre mulheres. Os mesmo hormônios citados, também fazem com que as mãos, pés e orelhas das mulheres fiquem cerca de três graus mais frios do que as dos homens.

A temperatura corporal interna é mais alta na semana após a ovulação, devido ao aumento dos níveis de progesterona. Isso significa que, nesse período as mulheres sentem mais frio que os homens.

Então é isso, tá explicado agora. Se você for mulher, da próxima vez que tiver discutindo com alguém sobre a temperatura do ar condicionado, mostre esse artigo, quem sabe assim você o/a convença.