Casa de vidro para árvores se abre e fecha de acordo com a temperatura e mantém o ambiente ideal para determinadas espécies de plantas

Casa de vidro para árvores se abre e fecha de acordo com a temperatura e mantém o ambiente ideal para determinadas espécies de plantas FONTE: The Architects' Journal

Nos dias mais frios a casa de vidro mantém sua posição fechada para reter o calor em seu interior, já nos dias mais quentes ela se abre para adequar a temperatura ideal para as espécies de plantas contidas

A estrutura está localizada em Woolbeding Estate, que fica na Inglaterra, e recebeu o nome de Glasshouse, que se traduz literalmente como: casa de vidro. A estrutura da estufa é composta por dez peças iguais que têm a aparência das pétalas de uma flor e se abrem quando expostas ao calor.

O projeto da estufa de vidro foi desenvolvido para o National Trust, uma organização beneficente sediada na Inglaterra. Nos dias mais frios, a forma piramidal mantém sua posição fechada, dando-lhe a aparência de um diamante. A estrutura da casa de vidro é articulada de modo que, quando o clima está mais quente, ela se abre como uma coroa, expondo uma variedade de árvores e plantas subtropicais em seu interior.

“Este é um projeto que literalmente se desenrola”, afirmou Thomas Heatherwick, criador do estúdio. “Você passa pelo jardim e descobre um objeto que inicialmente parece uma joia e termina como uma coroa, enquanto a Glasshouse se desenrola lentamente”.

É propósito do jardim que envolve a casa de vidro ser uma viagem que traça a antiga rota comercial entre a Europa e a Ásia e a influência que esta rota teve na horticultura do Reino Unido. Uma rota sinuosa que margeia uma estrada sinuosa é cercada por 300 variedades diferentes de plantas nativas de doze lugares diferentes ao longo da Rota da Seda.

A estufa de vidro foi criada com o intuito de manter a temperatura ideal para espécies de plantas provenientes de outras regiões do planeta

Há uma rara árvore Aralia Vietnamensis, bem como uma variedade de samambaias, guarda-chuvas, magnólias e bananas contidas dentro da casa de vidro. Todas essas espécies de plantas foram trazidas para a Grã-Bretanha por meio da Rota da Seda. Como são espécies oriundas de outras localidades, precisa ter esse controle da temperatura ambiente, para que elas consigam se desenvolver.

FONTE: The Architects’ Journal

As coberturas de alumínio e vidro são fixadas à estrutura de aço. São dez componentes individuais feitos de aço, vidro e alumínio que, quando montados, assumem o aspecto de pétalas de flores.

O estúdio afirma que o design da casa de vidro é uma homenagem aos terrários decorativos vitorianos, que são recipientes fechados feitos de vidro que abrigam ecossistemas em miniatura que consistem em solo, plantas e outros elementos.

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile