Iceberg gigante se rompe na Antártida

Iceberg gigante se rompe na Antártida Iceberg gigante se rompe na Antártida

Um enorme iceberg se desprendeu da geleira Pine Island, na Antártida. Os cientistas observam o local desde o início de 2018, quando notaram uma grande rachadura no gelo em imagens de satélite. O iceberg gigante tem uma área de cerca de 226 quilômetros quadrados e foi nomeado B-46.

De acordo com o portal IFLScience, incidentes como esse ocorriam apenas uma vez a cada seis anos no passado. No entanto, com as mudanças climáticas, isso está se tornando mais comum. “Mais notavelmente, a frequência de rachaduras parece estar aumentando”, diz Stef Lhermitte, especialista em sensores da Delft University of Technology, na Holanda.

A geleira de Pine Island recuou mais de 5 quilômetros de 2015 até hoje. Especialistas chegaram a conclusão de que o que impulsiona esse recuo seja o aquecimento dos oceanos, o que leva ao derretimento do gelo, responsável pela ruptura desse iceberg gigante. De acordo com Mashable, esta é a sexta maior fenda de gelo em Songdo desde 2001.

De acordo com a Live Science, Pine Island perde 45 bilhões de toneladas de gelo todos os anos, fazendo com que o nível do mar subisse 1 mm nos últimos oito anos. Se toda a geleira derretesse, isso aumentaria para 0,5 metro, o que seria um evento catastrófico no planeta.

“As mudanças de Pine Island na perda de massa e na remoção da plataforma de gelo são muito importantes para o futuro aumento do nível do mar”, acrescentou Lhermitte.

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile