Dilemma Game — ajudando os pesquisadores e seus dilemas éticos

dilemas éticos dilemas éticos

Para começar, rotineiramente nos deparamos com dilemas éticos e dilemas superficiais, sendo eles essenciais para nosso futuro ou não: aceito essa ou aquela vaga de emprego? Devo comprar essa jaqueta à vista ou parcelar? Assim, quanto nossas escolhas sobre um dilema são suficientes para definirem nosso caráter, moral e código ético? Esses são os chamados dilemas éticos.

Quais são os dilemas éticos?

• 2 caminhos de escolha eticamente corretos, mas que podem entrar em conflitos com a moral pessoal e limites pessoais ou organizacionais;
  • Prezar pelo comprimento da lei ou ser leal a um amigo?
  • Me beneficiar através de um caminho antiético pelo bem pessoal, mesmo que ninguém fique sabendo?
  • Alterar informações ou me beneficiar delas impropriamente para um ‘bem maior?’

Nesse contexto, surge o ‘Dilemma Game’, o jogo que oferece uma experiência voltada para os pesquisadores refletirem sobre a ética, moral e  profissionalismo em suas pesquisas, através de alguns dilemas.

Seja qual for o estágio de sua carreira, todos os pesquisadores enfrentam dilemas éticos no desenvolvimento de uma pesquisa, que vão de encontro com sua moral e visão de mundo.

Dilemas éticos: solução e tecnologia andam juntos

O jogo então tem como proposta educar e orientar os pesquisadores sobre integridade acadêmica, convidando os participantes a escolher qual caminho tomar diante dos dilemas éticos dados pela plataforma:

EUR Dilemma Game

Diversos projetos e organizações já vem utilizando o jogo como ferramenta de treinamento em doutorados, ou em corpos docentes de universidades ligadas à pesquisa.

O jogo que explora dilemas éticos e suas resoluções, começou sendo um jogo de cartas e atualmente já conta com uma adaptação para aplicativo móvel, sendo possível ser baixado em dispositivos Android e iOS.

O Dilemma Game possui três modos de jogabilidade: individual, grupo e palestra. Sendo possível tanto realizar uma dinâmica grupal, quanto uma formação ética individual dos pesquisadores.

Não há perdedores ou vencedores, rankings ou modo de escapar de alguma fase. A vitória é conjunta, quem ganha ao final é o pesquisador e a sociedade na totalidade, por uma ciência ética e com integridade.

Um ótimo e eficaz aplicativo, que apoia a pesquisa, ciência e ética; contribui para a conscientização mútua, tornando a alta academia mais humana. Tudo isso divertidamente e dinâmica, respondendo a dilemas éticos. Esse é o Dilemma Game.

Tags: | |

Bruno Teles

Fala sobre tecnologia e inovação. Atualiza diariamente sobre mobilidade elétrica.