O que é energia de Biomassa e, porque ela é considerada renovável?

O que é energia de Biomassa e, porque ela é considerada renovável?

A população mundial está crescendo e, à medida que procuram melhores padrões de vida, as pessoas precisam de mais energia para abastecer suas casas, recarregar aparelhos e veículos elétricos. Hoje em dia precisamos cada vez mais de uma quantidade maior de energia.

No entanto, gerar mais energia é uma questão que está repleta de preocupações ambientais. Porque o uso de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural para gerar energia, contribui para as mudanças climáticas devido ao aquecimento global.

As fontes de energia renováveis estão se tornando cada vez mais necessárias para conter a poluição do meio ambiente. Enquanto o mundo procura formas de melhorar sua eficiência energética, é preciso também reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A energia de biomassa é uma dessas fontes de energia renovável.

O que é a energia de Biomassa?

Essa energia é gerada a partir da matéria orgânica, como madeira, resíduos de cultivo, como cascas de plantas e bagaço de cana-de-açúcar, cascas de arroz, estrume, entre outros materiais. Em uma usina de Biomassa, esse material orgânico é queimado, e o vapor gerado move turbinas de um gerador, gerando assim a eletricidade.

A biomassa é considerada uma fonte de energia renovável porque a matéria orgânica usada na geração, pode ser substituída com relativa rapidez. A matéria-prima de biomassa mencionada, também pode ser usada para produzir biogás, que pode ser queimado para gerar eletricidade ou transformado em combustíveis para veículos, como o biodiesel, por exemplo.

A sustentabilidade da energia de biomassa depende de como a matéria orgânica é obtida e utilizada. As tecnologias de energia de biomassa mais novas têm emissões mais baixas do que as mais antigas e menos eficientes. As matérias-primas utilizadas na biomassa para gerar eletricidade podem ser substituídas a uma taxa igual ou superior à taxa de consumo. Isso significa não haver perigo de esgotamento dos recursos usados.

Além disso, a conversão de biomassa em energia não tem o mesmo impacto ambiental significativo que temos com os combustíveis fósseis. As emissões da conversão de biomassa em energia são compensadas pela absorção de dióxido de carbono pelas plantas que nascem nos locais onde as outras foram retiradas. Portanto, a energia de biomassa é considerada uma opção mais limpa e sustentável do que a energia convencional.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile