Agosto marca o mês em que os humanos usaram 100% dos recursos naturais do planeta disponíveis para todo o ano de 2023

Os recursos naturais já consumidos e não renovados variam desde ar puro e água limpa até produtos florestais disponíveis.

Segundo estimativas, neste ano, a humanidade usará 1,7 vezes a quantidade de recursos naturais que nosso planeta pode regenerar em um único ano. 

O Dia da Sobrecarga da Terra, 2 de agosto, marca o ponto onde o consumo de recursos naturais ultrapassa 100% a capacidade de regeneração do planeta terra

Os recursos consumidos e não renovados variam desde ar puro e água limpa até produtos florestais, solo fértil, serviços de polinização, peixes e uso da terra.  

Desde a década de 1970, nós não apenas esgotamos esses recursos, mas também os exploramos além de sua capacidade – gerando efeitos duradouros que reduzem a disponibilidade desses recursos futuramente. 

O uso excessivo desses recursos naturais pode ser exemplificado de diversas maneiras: o desmatamento acelerado, a pesca predatória, a superutilização de terras agrícolas que leva à desertificação 

a expansão suburbana ineficiente e a concentração de poluentes na atmosfera além da capacidade natural de depuração do planeta. 

A população humana em expansão, com crescente demanda de recursos, exacerba ainda mais esse problema. 

Embora o ideal fosse sermos mais conservadores e utilizar menos recursos, parece que estamos caminhando na direção contrária.