Caminhão elétrico movido a Amônia, com 800 Km de autonomia

Essa inovação promete ser uma alternativa mais sustentável e acessível ao hidrogênio, o combustível mais comum em células a combustível atualmente.

A amônia é uma substância abundante e relativamente fácil de ser produzida, sendo um composto químico formado por nitrogênio e hidrogênio. É amplamente utilizado nas indústrias química e agrícola.

O modelo escolhido para os testes é o Freightliner Cascadia, um dos caminhões mais vendidos nos EUA.

Ele se tornou o primeiro caminhão do mundo movido a eletricidade gerada por amônia, graças à densidade energética do produto, que é até cinco vezes maior que a das baterias convencionais.

Os benefícios dessa inovação incluem o reabastecimento rápido em apenas oito minutos e a capacidade de armazenar e transportar a amônia em temperaturas e pressões bem menores que o hidrogênio. Isso facilita a operação e reduz os custos associados.

Fundada em 2020 por jovens estudantes, a Amogy já desenvolveu outros projetos baseados em amônia, como um drone com 7 cv de potência e tratores da John Deere com potências de 136 cv e 408 cv.

A empresa pretende buscar parcerias globais no setor de transportes após a conclusão dos testes.

Você gosta do nosso conteúdo?

Cultura Ambiental nas Escolas

Veja a matéria completa em nosso site

Homem lendo