98,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2021 no Brasil

O Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latas de alumínio em 2021, respondendo por 98,7% do reaproveitamento anual do material.

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), divulgaram os números nesta quarta-feira (13).

Juntas, as duas entidades formam a Recicla Latas, entidade que administra o período de compromisso para melhoria do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas.

A associação garante que a taxa de reciclagem das latas será mantida em 95%, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A logística reversa é o processo de reinserção de resíduos na cadeia produtiva.

Segundo unidades relevantes, este é o maior indicador da história da reciclagem de latas no país desde o início do levantamento e mapeamento, em 1990, e um dos maiores do mundo.

O índice de reciclagem de alumínio no Brasil é exemplar, principalmente nos últimos anos, quando o índice de reciclagem ultrapassa 96% após a conclusão do ciclo de produção, consumo e descarte.

Esse ciclo de vida costuma ser curto, em torno de 60 dias, desde a fabricação de uma nova lata de alumínio até seu retorno à indústria como matéria-prima.

Apesar dos excelentes resultados da indústria do alumínio, os índices de reciclagem de outros produtos amplamente consumidos no país são baixos. O caso mais desafiador é o de plástico.

Confira a matéria:

98,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2021 no Brasil