Película Solar desenvolvida por cientistas do MIT pode transformar qualquer superfície em um painel fotovoltaico

Engenheiros do conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) inventaram uma película solar de tecido leve que pode converter qualquer superfície em uma fonte de energia de maneira simples e conveniente. 

O material é capaz de transformar qualquer tipo de superfície em uma painel fotovoltaico.  

Células solares desse tipo são duradouras, flexíveis e muito mais finas que um fio de cabelo humano. Por serem aderidos a um pano resistente, mas leve, é simples colocá-los em uma variedade de superfícies diferentes.

Como resultado, é possível distribuir energia em movimento, por meio de um tecido de energia vestível, ou transportar e implantar rapidamente em regiões distantes, para fins como prestar socorro em caso de emergência, onde precise de eletricidade.

As células são criadas a partir de tintas semicondutoras utilizando tecnologias de impressão que têm potencial para serem ampliadas no futuro para produção em grandes áreas.  

Essas películas solares pesam um centésimo do que os painéis solares tradicionais, mas produzem 18 vezes mais energia por quilo. 

A película solar é tão fina e leve, que permite que seja ligada a uma ampla variedade de substratos. Por exemplo, elas podem ser incorporadas às velas de um barco para gerar energia enquanto a embarcação estiver no mar. 

Além disso, também podem ser conectados a tendas e lonas usadas em esforços de recuperação de desastres. 

Você gosta do nosso conteúdo?

Cultura Ambiental nas Escolas

Veja a matéria completa em nosso site

Homem lendo