Transição energética em carros elétricos: Da era das baterias de Chumbo-ácido e Ni-Mh à dominância do Lítio
Os carros elétricos estão revolucionando o transporte, prometendo reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis.
No entanto, o desempenho de um carro elétrico depende crucialmente da sua bateria. Vamos explorar a transição das antigas baterias de chumbo-ácido e Ni-Mh para as modernas baterias de íons de lítio em veículos elétricos.
Baterias de chumbo-ácido e baterias de níquel-hidreto metálico (Ni-Mh) foram as pioneiras na alimentação de carros elétricos.
Hoje, porém, são raramente utilizadas, substituídas pelas baterias de íons de lítio.
A bateria de chumbo-ácido opera através de eletrodos de chumbo revestidos com dióxido de chumbo, submersos em ácido sulfúrico.
A corrente é gerada por uma reação química entre o sulfato no ácido e o eletrodo poroso de chumbo. Este processo é reversível, permitindo a recarga da bateria.
Por outro lado, a bateria de Ni-Mh possui um cátodo de oxi-hidróxido de níquel e um ânodo composto por hidreto metálico.
Apesar das diferenças, estas baterias compartilham algumas características. Elas são relativamente simples e baratas de fabricar, além de serem menos propensas a incêndios do que as baterias de íons de lítio.