Transição energética em carros elétricos: Da era das baterias de Chumbo-ácido e Ni-Mh à dominância do Lítio

Transição energética em veículos elétricos Da era das baterias de Chumbo-ácido e Ni-Mh à dominância do Lítio Fiat Panda Elettra (Fonte: InsideEvs / Reprodução)
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Os carros elétricos estão revolucionando o transporte, prometendo reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis. No entanto, o desempenho de um carro elétrico depende crucialmente da sua bateria. Vamos explorar a transição das antigas baterias de chumbo-ácido e Ni-Mh para as modernas baterias de íons de lítio em veículos elétricos.

Entendendo as Baterias de Chumbo-ácido e Ni-Mh

Baterias de chumbo-ácido e baterias de níquel-hidreto metálico (Ni-Mh) foram as pioneiras na alimentação de carros elétricos. Hoje, porém, são raramente utilizadas, substituídas pelas baterias de íons de lítio.

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A bateria de chumbo-ácido opera através de eletrodos de chumbo revestidos com dióxido de chumbo, submersos em ácido sulfúrico. A corrente é gerada por uma reação química entre o sulfato no ácido e o eletrodo poroso de chumbo. Este processo é reversível, permitindo a recarga da bateria.

Por outro lado, a bateria de Ni-Mh possui um cátodo de oxi-hidróxido de níquel e um ânodo composto por hidreto metálico.

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Prós e Contras destas Tecnologias

Apesar das diferenças, estas baterias compartilham algumas características. Elas são relativamente simples e baratas de fabricar, além de serem menos propensas a incêndios do que as baterias de íons de lítio.

Porém, estas vantagens são ofuscadas por suas limitações. Ambas têm baixa durabilidade, suportando apenas de 250 a 500 ciclos de carga antes que o desempenho caia significativamente. Além disso, a densidade energética é baixa, variando entre 50 e 80 Wh/kg.

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A bateria de chumbo-ácido sofre de “autodescarga”, perdendo energia mesmo quando não está em uso. A bateria Ni-Mh, por sua vez, é afetada pelo “efeito memória”, onde o desempenho decai se recargas parciais são realizadas ou se a carga é reestabelecida para 100% sem que a bateria esteja totalmente descarregada.

O Uso Atual de Baterias de Chumbo-ácido e Ni-Mh

As baterias de chumbo-ácido encontram uso limitado hoje em dia, geralmente em veículos elétricos muito pequenos e econômicos, muitas vezes fabricados na China.

As baterias de Ni-Mh ainda têm presença significativa no mercado automobilístico, embora não em carros totalmente elétricos. Elas são comumente encontradas em carros híbridos ou híbridos plug-in. A Toyota, por exemplo, usou estas baterias em seus veículos híbridos por décadas, mas recentemente fez a transição para as baterias de íons de lítio.

O Futuro: Baterias de Íons de Lítio em Carros Elétricos

As baterias de íons de lítio se tornaram o padrão para veículos elétricos devido à sua alta densidade energética e longa vida útil. Enquanto novas tecnologias surgem, nenhuma se mostrou capaz de substituir as baterias de íons de lítio até o momento. Esta mudança sinaliza o amadurecimento dos carros elétricos, mostrando que a indústria está em constante evolução e inovação, buscando sempre melhorar a eficiência e o desempenho dos veículos elétricos.

A história da bateria em carros elétricos é fascinante, demonstrando como as tecnologias podem surgir, ser substituídas, mas ainda assim encontrar nichos de uso. É um testemunho da contínua busca da humanidade por melhores formas de energia para alimentar nossas vidas.

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Perguntas Frequentes

  1. O que são baterias de chumbo-ácido e Ni-Mh e como funcionam?

R. As baterias de chumbo-ácido e Ni-Mh foram algumas das primeiras a serem usadas em carros elétricos. As baterias de chumbo-ácido operam com eletrodos de chumbo imersos em ácido sulfúrico, enquanto as baterias de Ni-Mh têm um cátodo de oxi-hidróxido de níquel e um ânodo composto por hidreto metálico.

  1. Quais são as vantagens dessas baterias antigas?

R. Essas baterias são relativamente simples e baratas de fabricar e são menos propensas a incêndios em comparação com as baterias de íons de lítio.

  1. Por que as baterias de chumbo-ácido e Ni-Mh não são mais usadas em carros elétricos?

R. Apesar de suas vantagens, essas baterias têm limitações significativas. Ambas têm baixa durabilidade e densidade energética. Além disso, a bateria de chumbo-ácido sofre de “autodescarga”, enquanto a bateria Ni-Mh é afetada pelo “efeito memória”.

  1. Onde essas baterias antigas ainda são usadas?

R. As baterias de chumbo-ácido são usadas em alguns veículos elétricos muito pequenos e econômicos, muitas vezes fabricados na China. As baterias de Ni-Mh são comumente encontradas em carros híbridos ou híbridos plug-in.

  1. Por que as baterias de íons de lítio são agora o padrão para veículos elétricos?

R. As baterias de íons de lítio tornaram-se o padrão devido à sua alta densidade energética e longa vida útil. Ainda que novas tecnologias de baterias estejam emergindo, nenhuma conseguiu substituir completamente as baterias de íons de lítio até o momento.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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