Transmissão de energia solar do espaço: Pesquisadores da Caltech conseguiram sem uso de cabos ou outras ligações físicas

Este avanço monumental foi alcançado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, ou Caltech, como é popularmente conhecido.

Os resultados do inovador projeto foram oficialmente divulgados à imprensa no dia 1º de junho, indicando o sucesso na transmissão de energia.

Este feito foi possível através da implantação de um protótipo intitulado Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment (MAPLE)

O mecanismo empregado nessa conquista inclui dois painéis de coleta de energia solar na sonda SSPD-1, que está acoplada à espaçonave Momentus Space Vigoride.

O MAPLE também contém duas matrizes de receptores adicionais posicionadas aproximadamente 30 centímetros do transmissor.

Esses receptores são responsáveis por captar a energia e transformá-la em eletricidade de corrente contínua, a qual, por sua vez, é usada para iluminar um par de LEDs.

A energia chegou no tempo e frequência previstos, e apresentou a mudança de frequência correta, como previsto com base em sua trajetória desde a órbita.

Estamos todos esperançosos de que esta tecnologia floresça no futuro, promovendo o uso de energias renováveis e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Você gosta do nosso conteúdo?

Cultura Ambiental nas Escolas

Veja a matéria completa em nosso site

Homem lendo