5 erros fatais com câmbio automático que você pode estar cometendo
O aumento na popularidade dos carros com câmbio automático no Brasil trouxe uma nova realidade aos motoristas: a necessidade de adaptar-se a um tipo de condução diferente dos tradicionais veículos manuais
Entretanto, diversos motoristas, ainda não totalmente familiarizados com os câmbios automáticos, incorrem em falhas que podem causar danos significativos e onerosos aos seus veículos. Neste contexto, destacaremos cinco desses equívocos frequentes para melhor orientação e prática de condução.
Manutenção de Posição em Ladeiras
A forma correta de subir ladeiras em carros automáticos não é manter a posição Drive engatada, como muitos pensam. Isso acarreta um desgaste excessivo do câmbio. O aconselhável é usar a marcha 1 ou L, dependendo do fabricante, para evitar esse desgaste.
Uso Incorreto das Posições do Câmbio
Os carros automáticos possuem, em geral, quatro posições principais: “P” (estacionamento), “R” (marcha ré), “N” (neutro) e “D” (drive). Muitos motoristas, no entanto, cometem erros como:
- Mudar para “N” em Semáforos: Isso pode aumentar o consumo de combustível e causar riscos, especialmente em ladeiras.
- Descidas em “N”: Usar o neutro em descidas aumenta o desgaste dos freios, pois o freio motor não é ativado.
- Mudança Rápida entre “D” e “R”: Isso causa trancos e pode danificar a transmissão. A troca entre essas posições deve ser feita com o carro parado.
Uso Inadequado dos Pedais
A confusão entre os pedais em carros automáticos é um erro comum, principalmente para quem está acostumado com câmbios manuais. Um erro frequente é acelerar e frear simultaneamente, acreditando que isso ajuda na arrancada, o que na verdade causa desgaste precoce da transmissão.
Falhas ao Estacionar
Muitos não utilizam o freio de mão ao estacionar em “P”, o que pode danificar a trava do câmbio e os componentes de suporte da transmissão. O procedimento correto é acionar o freio de mão antes de mudar para a posição “P”.
Descuido com a Manutenção do Câmbio
Ignorar a manutenção do câmbio automático é um erro grave. A troca de óleo e fluidos deve ser feita conforme as recomendações do fabricante ou do seu mecânico de confiança. Esse cuidado é crucial para a longevidade e bom funcionamento do sistema.
O câmbio automático, embora prático, exige atenção e cuidados específicos. A falta de conhecimento pode levar a danos caros e desnecessários. Portanto, familiarize-se com as particularidades do seu veículo e conduza com segurança e eficiência.
Sobre o Autor
0 Comentários