Bateria de Fluxo de Vanádio lançada na China suporta mais de 1.200 ciclos com mínima perda de eficiência e custa 40% menos que modelos anteriores
Graças à sua densidade de potência volumétrica de 130 kW/m3, a Bateria de Fluxo de Vanádio recém-projetada é 40% mais barata.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto Dalian de Física Química (DICP) na China, liderada pelo professor Li Xianfeng, desenvolveu uma bateria de fluxo de vanádio de 70 kW. Este modelo representa um salto significativo em relação às baterias de fluxo convencionais, oferecendo uma densidade de potência volumétrica impressionante de 130 kW/m³. O que chama mais a atenção é a redução de custo de 40% em comparação com as pilhas de 30 kW existentes no mercado.
As baterias de fluxo de vanádio são conhecidas por seu potencial em armazenamento de energia em larga escala, devido à sua longa vida útil, reciclabilidade e baixo risco de incêndio. No entanto, o alto custo inicial e a densidade energética relativamente baixa limitavam sua adoção em comparação com as baterias de íons de lítio.
Este novo modelo de bateria de fluxo de vanádio supera esses desafios com uma eficiência energética de 81% em carga e descarga de potência nominal de 70 kW e 82,1% em condições de carga e descarga de potência constante de 60 kW. Além disso, a pilha mantém uma operação estável após mais de 1.200 ciclos, com apenas uma redução de 1,7% na eficiência energética.
Impacto no armazenamento de energia
Com a nova bateria de fluxo de vanádio, um módulo de unidade de armazenamento de energia contido em um contêiner de 20 pés pode ser atualizado de 250 kW para 500 kW. Isso é feito sem aumentar significativamente o tamanho das unidades de potência ou o custo das instalações de suporte do sistema.
Segundo os pesquisadores, as baterias de fluxo redox podem ter uma vida útil superior a 20.000 ciclos, oferecendo um custo nivelado de armazenamento (LCOS) menor que as baterias de íons de lítio. Além disso, são mais adequadas para armazenar energia por períodos prolongados, uma vez que seu armazenamento pode ser ampliado simplesmente aumentando os tanques de armazenamento de eletrólitos e os volumes de eletrólitos, sem alterar as configurações das pilhas de células.
O desenvolvimento desta bateria de fluxo de vanádio é um marco notável na tecnologia de armazenamento de energia
A equipe de pesquisa desenvolveu a nova bateria utilizando membranas compostas porosas altamente seletivas e soldáveis, placas bipolares condutoras e soldáveis, além de um recorrido de fluxo curto, estrutura de pilha ultrafina e canais de fluxo de baixa resistência e alta uniformidade de distribuição.
Com sua eficiência, durabilidade e redução de custos, esta inovação tem o potencial de transformar o cenário do armazenamento de energia, tornando o uso de energias renováveis mais viável e econômico. A equipe liderada pelo professor Li Xianfeng abriu caminho para uma nova era de baterias de fluxo de vanádio mais acessíveis e eficientes, promovendo uma transição mais sustentável para fontes de energia renováveis.
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