Brasil alcança 98,7% de reciclagem de latas de alumínio e mantem liderança mundial
O Brasil alcançou um novo recorde em reaproveitamento de alumínio, 98,7% das latas descartadas em 2021 foram recicladas. Os dados são de um relatório divulgado pelo Recicla Latas, encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente em março desse ano.
Para se ter uma ideia, das 33,4 bilhões de latas vendidas em todo o país no ano passado, 33 bilhões foram encaminhadas para centros de reciclagens para serem reaproveitadas. Isso é um dado muito positivo para a preservação do meio ambiente.
Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), este é o maior índice da história da reciclagem no Brasil. Trata-se de um aumento significativo de 1,4% em relação aos números de 2020, onde o país reciclou 97% das latas utilizadas naquele ano.
Esses dados recentes mostram que o Brasil continua líder mundial em reciclagem e reaproveitamento de alumínio. O que proporciona esse feito incrível é um sistema robusto e muito bem estruturado de logística reversa, que conta com 36 centros de coleta espalhado por 18 estados do país.
Brasil é referência mundial em reciclagem de alumínio a mais de uma década
A presidente executiva da ABAL, Janaina Donas, disse que o Brasil é referência mundial em reciclagem de latas a mais de uma década, quando o índice de reciclagem ultrapassou os 96%. De acordo com Janaína, o Brasil é líder do setor devido aos esforços e investimentos feitos pela indústria do alumínio na modernização e ampliação dos centros de coleta e reciclagem.
Em segundo e terceiro lugar em índice de reciclagem de alumínio estão Japão e Estados Unidos. No entanto, nenhum dos dois países divulgaram os dados do ano passado. Ainda assim, nos dados de 2020, atingiram 94% e 59,7%, respectivamente.
Vale lembrar que os catadores de materiais recicláveis procuram mais as latas, pois elas possuem um valor maior de revenda. O valor do quilo do produto varia de 5 reais a 8 reais, incentivando mais o reaproveitamento.
“Mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, a cadeia de reciclagem de latas de alumínio continua operando com eficiência no país, gerando resultados de valor inestimável para o meio ambiente, econômico e social”, disse, Janaina Donas.
Desse modo, a trajetória do Brasil na reciclagem de latas de alumínio pode servir de inspiração para o país avançar com outras diretrizes sustentáveis e alcançar patamares iguais na reciclagem de outros materiais.
Sobre o Autor
0 Comentários