BYD anuncia carro elétrico “Baratinho” com bateria de sódio e até 405 quilômetros de autonomia

BYD anuncia carro elétrico Baratinho com bateria de sódio e até 405 quilômetros de autonomia Fonte da imagem: BYD/Divulgação

A BYD, uma das principais empresas chinesas de veículos elétricos, acaba de anunciar o lançamento do seu mais novo modelo, o Seagull EV. Com a intenção de tornar a mobilidade elétrica mais acessível, a empresa decidiu utilizar uma bateria de íon sódio em vez das convencionais baterias de lítio, reduzindo significativamente os custos de fabricação.

O veículo estará disponível para compra na China ainda neste mês de abril, com um preço estimado de R$ 60 mil. Além do baixo custo, o Seagull EV também oferece alta performance, com motores de 55 kW e 75 kW, e uma autonomia de até 405 quilômetros. O carro é capaz de atingir uma velocidade máxima de 130 quilômetros por hora.

A BYD não é a primeira empresa a explorar a bateria de sódio, mas é uma das primeiras a comercializar um carro elétrico com essa tecnologia. A Volkswagen e a JAC, por exemplo, já haviam feito testes com esse tipo de bateria em seus veículos elétricos.

As baterias de sódio, como a utilizada no novo carro elétrico da BYD, possuem várias vantagens em relação as baterias de lítio convencionais

A bateria de sódio apresenta diversas vantagens em relação às baterias de lítio, como taxas de carregamento mais altas, vida útil mais longa e melhor desempenho em baixas temperaturas. Além disso, as baterias de sódio são mais baratas de produzir, o que torna os veículos elétricos mais acessíveis para um público mais amplo.

A BYD tem uma longa história na fabricação de veículos elétricos, com mais de uma década de experiência no mercado. A empresa é líder mundial na fabricação de baterias de íon-lítio e já produziu mais de 1 milhão de veículos elétricos.

Com o lançamento do Seagull EV, a BYD espera expandir ainda mais sua presença no mercado de veículos elétricos e tornar a mobilidade elétrica mais difundida. A empresa já está trabalhando em outras tecnologias, como a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, que prometem ser ainda mais eficientes e baratas que as baterias de sódio.

Fonte da imagem: BYD/Divulgação

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Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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