Chery iCar GT é o primeiro carro elétrico a usar baterias de sódio da CATL é isso afetará seu preço final
As baterias de sódio estão prestes a revolucionar o mercado de veículos elétricos, proporcionando maior eficiência e redução de custos na produção. A gigante chinesa CATL, líder mundial em fornecimento de baterias, com uma participação de mercado de 37%, recentemente anunciou que suas inovadoras baterias de sódio serão equipadas no Chery iCar GT, um esportivo elétrico ainda em fase conceitual.
Vantagens e desvantagens das baterias de sódio
Principais benefícios das baterias de sódio da CATL:
- Custos de produção reduzidos;
- Melhor desempenho em baixas temperaturas;
- Maior segurança e menor impacto ambiental em comparação às baterias de lítio.
Possíveis desvantagens das baterias de sódio da CATL:
- Menor densidade de energia em comparação às baterias de lítio;
- Velocidade de carregamento mais lenta;
- Menor tensão.
A CATL apresentou suas baterias de sódio em julho de 2021, com uma densidade de energia de 160 Wh/kg, ligeiramente inferior às soluções LFP. No entanto, a empresa prevê o lançamento de uma segunda geração de baterias com 200 Wh/kg em 2023.
Chery iCar GT e a futura linha de veículos elétricos
Embora o iCar GT ainda seja um conceito, a Chery está considerando a possibilidade de iniciar a produção em série. A marca iCar representa uma nova direção para o fabricante chinês, que pretende se destacar no mercado de veículos elétricos. No Salão de Xangai 2023, além do GT, foi apresentado o iCar 03, um SUV elétrico ao estilo do Ford Bronco, aparentemente pronto para a produção.
A Chery também planeja lançar, sob a marca iCar, dois sedãs, dois SUVs e uma minivan totalmente elétricos, unidos pela plataforma i-MS. A empresa ainda não forneceu informações oficiais sobre o trem de força dos diversos modelos, mas é possível que as baterias de sódio da CATL sejam um denominador comum na proposta da iCar.
Conclusão
Com a adoção das baterias de sódio da CATL no Chery iCar GT e em outros futuros modelos elétricos, a indústria automobilística pode estar prestes a vivenciar uma nova era de eficiência e sustentabilidade. Ainda há desafios a serem superados, como a menor densidade de energia e a velocidade de carregamento mais lenta, mas a crescente demanda por veículos elétricos e o avanço tecnológico constante certamente ajudarão a superar essas limitações.
Sobre o Autor
0 Comentários