Empresa cria Moonwalker, um sapato elétrico com 11 km de autonomia, que acelera sua caminhada Foto: Center-Vera / Reprodução

Na CES 2024, a Shift Robotics de Austin apresentou o Moonwalker, um sapato com rodas que se destaca por ser leve e inteligente

Essa inovação é uma versão aprimorada do modelo original, agora mais leve e com melhorias significativas no sistema de controle. O design original causou um grande impacto online, arrecadando significativa atenção e financiamento na plataforma Kickstarter.

O Moonwalker promete transformar a maneira como nos movemos, possibilitando caminhar até três vezes mais rápido do que o normal. Com uma velocidade máxima de cerca de 11 km/h, o dispositivo permite que o usuário se mova com eficiência sem comprometer a segurança. Ele detecta e se ajusta ao movimento do usuário, desativando a assistência elétrica quando necessário para evitar quedas.

Com um design que se assemelha a patins, o Moonwalker se diferencia por sua assistência elétrica que é ativada a cada passo dado pelo usuário. Isso torna a experiência de caminhada mais rápida e menos cansativa.

Ele foi projetado para ser resistente, funcionando bem em superfícies úmidas e em ambientes robustos, como pavimentos duros e tapetes grossos

Além do uso pessoal, o Moonwalker também é visto como uma ferramenta potencial para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, especialmente em locais como armazéns logísticos. A Shift Robotics identificou este mercado como uma área-chave, oferecendo uma solução para reduzir a fadiga dos trabalhadores e melhorar a eficiência.

Ainda que o preço permaneça um fator a ser considerado para muitos consumidores, a empresa busca atender tanto o mercado consumidor quanto o industrial. O modelo original foi lançado a um preço elevado, refletindo os custos iniciais de pesquisa e desenvolvimento e uma produção em pequena escala.

O Moonwalker representa um marco na evolução da mobilidade pessoal, combinando tecnologia de ponta com design inovador para melhorar a eficiência do movimento humano em diversos ambientes. Este produto promete também abrir caminho para futuras inovações na área de mobilidade pessoal.

Redução da Dependência de Veículos Motorizados

A introdução do Moonwalker da Shift Robotics no mercado pode ser um passo significativo em direção à diminuição da dependência da sociedade em veículos motorizados para deslocamentos curtos. Em áreas urbanas densamente povoadas, onde o tráfego congestionado é uma constante, soluções como o Moonwalker oferecem uma alternativa eficaz e ambientalmente amigável para viagens de curta distância.

Ao proporcionar aos usuários a capacidade de se deslocar rapidamente a pé, esses sapatos inovadores têm o potencial de reduzir o número de viagens feitas por carros ou transportes públicos, especialmente para distâncias que são longas demais para caminhar confortavelmente, mas curtas demais para justificar o uso de um veículo.

Isso não apenas contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar, mas também promove uma mobilidade mais sustentável e eficiente nas cidades. A longo prazo, a adoção de tecnologias como o Moonwalker pode ser um elemento chave na transformação dos padrões de mobilidade urbana, levando a um futuro mais verde e menos dependente de combustíveis fósseis.

Tags: | |