Em uma nova linha de roupas da marca de moda tcheca Malfini, cerca de 12 garrafas PET são recicladas para criar uma camiseta. A Malfini, é uma marca de roupas com sede em Ústí nad Labem, está inovando com uma nova linha de camisetas e moletons feitos de garrafas plásticas recicladas.

A coleção de camisetas e moletons re-VOLUTION da Malfini é feita de garrafas PET que são trituradas e decompostas em fibras de poliéster ,que são tecidas em roupas. As camisetas da empresa são feitas inteiramente de plástico reciclado, e cerca de 12 garrafas PET são usadas para fazer as camisetas, de acordo com Martina Weberová, diretora de marketing da empresa.

Foto: Malfini / coleção reciclada re-VOLUTION

A coleção também inclui o moletom Zip Shift Microfleece feito de plástico 100% reciclado e o moletom Break , que possui 80% de algodão e 20% plástico reciclado em sua composição.

Os produtos recebem o Selo Padrão de Reciclagem Global da Intertek, agência internacional de garantia de qualidade, que monitora a produção cuidadosamente até que o produto final seja certificado internacionalmente, diz Weberová.

A mulher informou que a produção de roupas a partir da reciclagem de garrafas PET possui um custo mais elevado, porém, a empresa faz isso pelo meio ambiente, já que enormes quantidades de garrafas e outros produtos feitos de plástico pet deixarão de ser descartados na natureza.

Demanda de produtos e roupas feitas de garrafas PET cresce no mundo

De acordo com Weberová, a demanda por produtos de poliéster feitos de plástico reciclado está crescendo na Europa e no mundo. O produto final é indistinguível das roupas feitas pelos métodos tradicionais, embora ainda sejam um pouco mais caras.

A nova linha de produtos feitos a partir de plástico reciclável não é a primeira aposta da empresa pela sustentabilidade. Outros produtos oferecidos utilizam algodão orgânico, bambu e rayon.

A Malfini tem cerca de 350 colaboradores na República Checa, a sua sede em Ústí nad Labem e um armazém logístico em Ostrava. A empresa registrou receita de 1,4 bilhão em 2019 e 1,8 bilhão em 2020. A meta para este ano é de 2,5 bilhões, disse Weberová.

Dezenas de toneladas de plásticos e outros lixos destroem a natureza, enchendo oceanos, florestas e montanhas. Por isso é importante tirar todas as garrafas de plástico e dar a elas um novo destino. Pode ser uma matéria-prima valiosa para a fabricação de roupas. Os materiais reciclados são o futuro da indústria. Só temos um planeta. Se apoiar a reciclagem de produtos agora, juntos vamos mudar todo o futuro.