GM anuncia fim do Chevrolet Bolt EUV antes mesmo de estreia no Brasil, SUV elétrico já tem data para sair de linha
A decisão da GM de encerrar a produção do Chevrolet Bolt EUV visa aumentar a capacidade produtiva das suas picapes elétricas, como a GMC Hummer EV e a Silverado EV.
O tão aguardado Chevrolet Bolt EUV não teve sequer a chance de fazer sua estreia no Brasil, e já recebeu a notícia de que será descontinuado junto à versão convencional do Bolt. A CEO da General Motors, Mary Barra, anunciou que os dois modelos elétricos deixarão de ser fabricados até o final do ano.
Os motivos por trás da decisão
O anúncio foi feito durante uma teleconferência para divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre. Segundo a empresa, essa decisão significa que todos os seus veículos elétricos a partir de 2024 serão baseados na plataforma Ultium.
A principal razão para o fim do Chevrolet Bolt EUV é a necessidade de aumentar a capacidade produtiva das picapes elétricas que utilizam a plataforma Ultium, como a GMC Hummer EV e a Silverado EV.
O provável sucessor do Chevrolet Bolt EUV é o Equinox EV. Com dimensões maiores, o SUV elétrico tem lançamento previsto para 2024 e deve ser comercializado com preço inferior ao do Bolt nos Estados Unidos. O modelo também já está confirmado para o Brasil, prometendo até 500 km de autonomia.
Lançado em 2016 nos Estados Unidos, o Chevrolet Bolt tinha como objetivo ser acessível e entregar mais de 320 km de autonomia. No Brasil, o modelo só chegou em 2020, enquanto a reestilização lançada em fevereiro de 2021 foi apresentada no país em setembro do ano passado, com preço de R$ 329.000.
Com essa reestilização, surgiu o Bolt EUV, uma versão com entre-eixos 7,4 cm mais longo e visual aventureiro, proporcionado por para-choques diferentes e molduras nas caixas de roda.
Lançamento do Chevrolet Bolt EUV no Brasil
O curioso é que o Chevrolet Bolt EUV está prestes a ser lançado no Brasil nas próximas semanas. Porém, já chegará às concessionárias com um prazo de validade determinado.
Ambas as versões do Bolt compartilham a mesma mecânica: bateria de 65 kWh de íons de lítio, que alimenta um motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm. O que realmente evidencia como estão uma geração atrás dos atuais elétricos da GM é a potência de recarga máxima, de apenas 53 kWh, enquanto os veículos da plataforma Ultium suportam de 150 a 300 kWh.
Desafios do mercado de elétricos no Brasil
O Chevrolet Bolt EUV chega ao mercado brasileiro em um momento em que a infraestrutura para carros elétricos ainda enfrenta desafios. Apesar do crescente interesse do público por veículos elétricos, a falta de investimentos em pontos de recarga e incentivos fiscais limita a expansão desse segmento no país.
Para que o Chevrolet Bolt EUV e outros modelos elétricos alcancem maior sucesso no Brasil, seria necessário um maior apoio governamental, com políticas de incentivos fiscais e a criação de um programa nacional para a infraestrutura de carregadores elétricos. Países como Noruega e China já adotaram medidas semelhantes e viram um aumento expressivo na adoção de carros elétricos.
Com a descontinuação do Bolt e do Bolt EUV, a GM abre espaço para o Equinox EV e outros modelos baseados na plataforma Ultium. No entanto, a concorrência no mercado de elétricos no Brasil continua acirrada, com marcas como Nissan, Renault, Tesla e Volkswagen trazendo seus próprios modelos elétricos para o país.
Sobre o Autor
0 Comentários