Helix inova com motor elétrico ultraleve, o SPX177, alta potência para os hipercarros Foto: Helix / Reprodução - ehelix.com

A corrida pela excelência em veículos elétricos atinge um novo patamar com o lançamento do motor elétrico SPX177 pela Helix. Com apenas 28 kg, o SPX177 consegue fornecer uma potência contínua impressionante de 650kW e atinge picos de mais de 700kW em testes, destacando-se como um dos motores elétricos mais potentes e leves disponíveis no mercado.

Desenvolvido no Reino Unido, o SPX177 é um produto da XDivision da Helix, uma equipe dedicada à inovação e ao desempenho extremo. Com uma arquitetura de motor 2x trifásica, o SPX177 divide a corrente entre dois inversores, uma abordagem necessária para lidar com as altas tensões e correntes envolvidas neste nível de desempenho.

Um dos aspectos mais notáveis do SPX177 é seu baixo peso e alta potência, proporcionando uma relação potência-peso que redefine os padrões para hipercarros elétricos. A integração de um motor tão poderoso e leve não apenas melhora o desempenho geral do veículo, mas também oferece mais liberdade no design do carro, permitindo aos fabricantes otimizar a distribuição de peso e a aerodinâmica.

Personalização e tecnologia escalável

O conceito de Scalable Core Technology (SCT) introduzido pela Helix é outra faceta inovadora deste projeto. O SCT permite que os clientes escolham entre configurações Stock, Configurado, e Personalizado, cada uma oferecendo diferentes níveis de personalização e prontidão para produção.

Esta flexibilidade é essencial em um mercado onde as exigências e especificações podem variar drasticamente de um cliente para outro.

O engajamento do cliente no processo de design e desenvolvimento é uma parte crucial da filosofia da Helix. O motor elétrico SPX177, por exemplo, foi desenvolvido para atender às especificações exigentes de um fabricante de hipercarros não identificado, destacando a capacidade da Helix de responder às necessidades específicas do cliente com soluções precisas e inovadoras.

Futuro dos hipercarros

Olhando para o futuro, o impacto do motor SPX177 na indústria de veículos elétricos é indiscutível. Com sua combinação de baixo peso, alta potência e eficiência aprimorada, ele oferece uma visão empolgante do que os futuros hipercarros podem alcançar.

A inovação da Helix não se limita apenas ao desenvolvimento de produtos; ela também inclui um compromisso com a sustentabilidade e o avanço das tecnologias verdes.

Este novo motor promete transformar a maneira como pensamos sobre potência, eficiência e design em veículos elétricos. Com cada novo desenvolvimento, a Helix não apenas avança em sua própria jornada tecnológica, mas também redefine as possibilidades para toda a indústria de hipercarros. O SPX177 é mais uma visão do futuro automotivo.

Durabilidade e eficiência: A vida útil das baterias de veículos elétricos

A vida útil da bateria de um veículo elétrico (EV) depende de diversos fatores, mas as baterias de lítio-íon modernas, que são comumente usadas, geralmente duram entre 15 a 20 anos.

Essas baterias também são projetadas para percorrer cerca de 100.000 a 200.000 milhas (160.934 a 321.868 km) antes de precisarem ser substituídas. Além disso, é importante notar que, apesar da degradação natural da bateria ao longo do tempo, a maioria dos fabricantes oferece garantias que cobrem as baterias por cerca de 8 a 10 anos, o que geralmente inclui a substituição em caso de falha prematura.

Ao longo de sua vida útil, as baterias de veículos elétricos normalmente perdem cerca de 2,3% de sua capacidade por ano. Isso significa que um carro elétrico que originalmente tem uma autonomia de aproximadamente 241 km poderia perder aproximadamente 27 km de alcance acessível após cinco anos de uso.

Essa perda de capacidade ocorre de forma geralmente gradual e, portanto, é quase imperceptível para o motorista no dia a dia, assegurando assim que o veículo continue a ser útil por muitos anos antes de uma eventual substituição da bateria se tornar necessária.

Tags: | | | |