Nomes como Tiguan e Golf vão sobreviver à era elétrica e chegará mais cedo do que você imagina, diz CEO da Volkswagen

Nomes como Tiguan e Golf vão sobreviver à era elétrica e chegará mais cedo do que você imagina, diz CEO da Volkswagen Tiguan Híbrido (Fonte: Volkswagen/Divulgação )

Modelos de veículos a combustão devem ser proibidos de ser fabricados na União Europeia em breve, por isso, nomes como Tiguan e Golf devem ser migrados para veículos 100% elétricos

Imagens mostram que a Volkswagen está dando os retoques finais na próxima edição do Tiguan. O carro provavelmente terá modelos alimentados por motores de combustão, bem como uma variante híbrida plug-in, e a empresa deu a entender que o modelo terá também uma versão 100% elétrica. Por exemplo, a publicação alemã Handelsblatt recebeu essa informação de um representante da VW, que um veículo elétrico, provavelmente chamado de ID. Tiguan, está a caminho.

É importante observar que as versões elétricas e movidas a combustão do Volkswagen Tiguan não compartilharão nada além de seu nome, pois as duas versões serão construídas com fundamentos completamente distintos. 

Embora a terceira geração do Tiguan use um desenvolvimento da conhecida plataforma MQB, a arquitetura para o modelo elétrico do Tiguan será a próxima iteração da plataforma MEB-PLUS do grupo VW. A produção de SUVs elétricos está programada para começar em Wolfsburg em 2026. 

Segundo informações do representante da VW ao jornal Handelsblatt, o Tiguan elétrico será do mesmo tamanho que o movido a gasolina, mas o interior provavelmente será mais espaçoso, devido à colocação das baterias no centro do veículo, que acaba alongando a distância entre eixos.

A pergunta que não vai desaparecer até o momento do lançamento é esta: onde exatamente o Tiguan elétrico vai se encaixar no portfólio da Volkswagen?

Afinal, a Volkswagen já oferece os modelos ID.4 e ID.5, e um SUV baseado no ID.3 deverá ser comercializado em breve. Independentemente de onde você esteja no catálogo da marca, o SUV elétrico é uma obrigação para a fábrica de Wolfsburg. A demanda pelo golf continua a diminuir, e isso é um resultado direto.

Mesmo assim, uma rodada do Golf 100% elétrico também está na agenda. Deve estar pronto para testar no próximo mês, e a produção deve começar na mesma plataforma MEB-plus por volta de 2025. Há até especulações de uma versão elétrica do Golf GTI, uma vez que a Volkswagen diz ter escolhido acabar com o Sufixo GTX.

Oliver Blume, CEO da Volkswagen, afirmou que os nomes Golf e Tiguan continuarão sendo usados na era elétrica, que está mais próxima do que você pensaria que seria. Na semana passada, a União Europeia teve uma votação sobre a proibição ou não da venda de carros novos e a diesel a partir do ano de 2035.

Você ainda pode adquirir carros de segunda mão ou dirigir carros que funcionam em motores de combustão interna. Se os combustíveis sintéticos e/ou motores de combustão de hidrogênio adquirirem impulso, será o fim da linha para novos carros a gasolina ou diesel sendo fabricados no antigo continente. A decisão tomada pela UE pertence oficialmente a veículos que têm emissões.

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Sair da versão mobile