Novo WR-V, o primeiro híbrido flex da Honda no Brasil, a produção do veículo será em Itirapina-SP Foto: Veiculo Elétrico / Reprodução

Em uma jogada ousada no mercado automobilístico, a Honda está se preparando para lançar o novo WR-V, um SUV compacto que marca uma nova fase de investimentos da marca no Brasil. Este veículo promete ser um divisor de águas como o primeiro híbrido flex da Honda, uma estratégia que posiciona a empresa em um patamar inovador frente à concorrência.

O WR-V, que deve chegar ao Brasil até 2026, é mais do que um simples relançamento de um modelo; ele representa um significativo avanço tecnológico e estratégico para a Honda. Produzido na fábrica de Itirapina, em São Paulo, este SUV compacto incorporará características fundamentais para se destacar no segmento de mercado.

Ele vem para preencher um espaço no portfólio da Honda, situando-se entre o City sedã e o HR-V básico. Nesse sentido, ele disputará a preferência dos consumidores com SUVs compactos como Fiat Pulse e Toyota Yaris Cross, além de futuros lançamentos como o Renault Kardian.

O novo WR-V, conhecido como Elevate no Japão, exibe um design robusto, com linhas retas e uma grade frontal ampla e retangular, característica que o conecta visualmente ao City

Este modelo, além de uma cabine bem estruturada com tecnologias modernas, possui dimensões que lhe conferem uma postura mais alta e robusta, diferenciando-o do HR-V japonês.

O ponto mais intrigante do novo WR-V é sua potencial configuração híbrida. No Japão, o WR-V usa um motor 1.5 aspirado do City, mas especula-se que, ao chegar ao mercado brasileiro, ele unirá esse motor a um propulsor elétrico.

Se confirmado, esta combinação proporcionaria uma potência combinada de 131 cv e 25,8 mkgf de torque, fazendo dele um veículo não apenas eficiente, mas também poderoso em termos de performance.

Esta movimentação da Honda é uma resposta clara às demandas crescentes por veículos mais sustentáveis e eficientes

O WR-V híbrido flex seria um marco importante não só para a Honda mas também para o mercado automobilístico brasileiro, abrindo caminho para uma nova era de veículos que combinam tecnologia, desempenho e consciência ambiental.

O novo WR-V é uma aposta da Honda que promete agitar o mercado de SUVs compactos no Brasil. Com a promessa de ser o primeiro híbrido flex da marca no país, este lançamento coloca a Honda na vanguarda da inovação e sustentabilidade, oferecendo aos consumidores uma opção robusta, tecnologicamente avançada e ambientalmente responsável.

As expectativas são altas e só o tempo dirá como o WR-V será recebido pelo público brasileiro e qual será o seu impacto no competitivo segmento de SUVs.

Evolução da tecnologia de baterias em VEs

A indústria de baterias para veículos elétricos (VEs) está focada em aumentar a eficiência e reduzir custos, com a preocupação crescente sobre a “ansiedade de alcance” entre os motoristas. Espera-se que os preços dos VEs nos EUA se tornem mais acessíveis do que na Europa.

O fabricante de eletrônicos Brill Power está empenhado em transformar os sistemas de gestão de baterias, visando a redução dos custos das baterias e da tecnologia sustentável para os consumidores.

As montadoras estão redirecionando o foco para veículos elétricos a bateria (BEVs) mais acessíveis, com uma abordagem mais prudente aos investimentos em VEs no Reino Unido e Europa. Este cenário, juntamente com a expansão da cadeia de suprimentos de baterias e a diminuição dos custos de materiais brutos, espera-se uma redução no preço das baterias por kWh.

Além disso, a competição no setor está se tornando mais acirrada, com descontos se tornando mais comuns, criando oportunidades para players internacionais, como a chinesa BYD, fortalecerem sua presença no mercado do Reino Unido e da Europa.

Tags: | | |