Pequeno e charmoso jipe elétrico da GM tem motor na traseira que gera torque instantâneo e chega a 300 Km de autonomia

Pequeno e charmoso jipe elétrico da GM tem motor na traseira que gera torque instantâneo e chega a 300 Km de autonomia Fonte: General Motors (GM)/Divulgação

O pequeno Jipe elétrico, Baojun YEP, mede 3,38 metros de comprimento, 1,68 metros de largura e 1,72 metros de altura, sendo menor que o Renault KWID, um dos menores carros vendidos aqui no Brasil

Na China, a General Motors (GM) introduziu um pequeno jipe elétrico por meio de sua parceria com a Saic-Weling para formar uma joint venture. Estamos discutindo o Baojun Yep, um veículo subcompacto totalmente elétrico

O formato quadrado do modelo lembra o  Suzuki Jimny, que é comercializado também no Brasil, com motor a gasolina e custa quase o mesmo que um SUV típico como o Jeep Compass. Voltando ao automóvel GM-SAIC no momento, a proposta é outra. O carro elétrico tem visual contemporâneo e pegada urbana, e não se trata de um veículo com tração nas quatro rodas.

Pequeno e charmoso, a aparência é sem dúvida um dos aspectos mais interessantes. Sob a grade preta, a dianteira do pequeno jipe elétrico tem faróis full-led, além de quatro luzes diurnas. Há também pára-choques com design robusto, além do acabamento preto que pode ser encontrado em diversos itens como caixas de roda, barras de teto e retrovisores. 

Na fotografia do pequeno Jipe elétrico, divulgada pela empresa, também chama a atenção a cor pintada em tom análogo ao laranja

O porta malas, por outro lado, tem uma abertura lateral. Além disso, é possível observar que os pneus são projetados para uso em superfícies asfálticas. Ou seja, o modelo não foi projetado para uso off-road. Em termos de proporções, o Baojun YEP mede 3,38 metros de comprimento, 1,68 metros de largura e 1,72 metros de altura. Além disso, há um espaço de 2,11 metros que separa os eixos.

Com isso, o comprimento do carrinho é 30 centímetros menor que o do Kwid, por exemplo, e o espaço entre seus eixos também é menor. Em outras palavras, o minúsculo Renault tem um 3,68. Por outro lado, o fabricado no Paraná é 24 centímetros mais baixo e 10 centímetros mais fino que o fabricado na China. Ainda não foram divulgadas para o público fotos da parte interior do modelo GM-next SAIC.

Segundo informações do fabricante, o motor elétrico montado na traseira do pequeno jipe é capaz de produzir o equivalente instantâneo a 68 cavalos de potência e 14,2 mkgf de torque. 

Por conta disso, o Jipe elétrico YEP pode atingir a velocidade máxima de 100 quilômetros por hora. Além disso, como a tração fica localizada na traseira, segundo o padrão de medição chinês, a autonomia pode chegar a até 300 quilômetros. O novo carrinho só será exibido ao público pela primeira vez no próximo mês (Março de 2023), quando acontece o Salão de Xangai.

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Sair da versão mobile