Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, Gurgel Itaipu vai a leilão, consegue lance pífio e não é arrematado

Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, Gurgel Itaipu vai a leilão, consegue lance pífio e não é arrematado Gurgel Itaipu E-400 (Fonte da imagem: 1º Leilão Veículos Antigos)

Gurgel Itaipu, o pioneiro brasileiro dos veículos elétricos, falha em encontrar comprador em leilão.

O Gurgel Itaipu E-400, um marco na história dos veículos elétricos brasileiros, foi a leilão em Ribeirão Preto, SP, nesse último domingo, 17, mas não encontrou um novo dono. Mesmo com estimativas que previam um valor de até R$ 100,000 para o carro, o lance mais alto atingiu apenas R$ 42,000, um resultado inesperado e desanimador par os organizadores.

Desenvolvido na década de 1980, o Gurgel Itaipu representou um avanço significativo na indústria automobilística nacional, ao ser um dos primeiros carros elétricos produzidos com tecnologia brasileira.

Segundo o diretor do evento e especialista em leilões de carros antigos, José Paulo Parra, apenas 88 unidades deste carro elétrico raro foram fabricadas e vendidas exclusivamente para corporações. Com um design e características técnicas inéditas para a época, o veículo estava bem à frente de seu tempo. Nesse vídeo você pode ver o momento em que o carro foi a leilão.

Por que o Gurgel Itaipu leiloado em Ribeirão Preto é uma raridade?

O modelo em questão, agora considerado um ícone histórico, trazia algo ainda mais único em relação às outras 87 unidades: a sua documentação foi cuidadosamente regularizada pelo proprietário atual, permitindo que o carro mantivesse seu status de veículo elétrico. Alguns dos outros modelos que ainda existem foram modificados para operar com combustíveis fósseis.

Apesar da ousadia em criar um carro elétrico brasileiro, a iniciativa teve seus obstáculos. Segundo Parra, o Gurgel Itaipu sofria com baixa eficiência e problemas de autonomia, tornando-o menos viável na prática.

Motor elétrico do Gurgel Itaipu E-400 (Fonte da imagem: 1º Leilão Veículos Antigos)

Se compararmos com os carros elétricos modernos, que são concebidos para serem elétricos desde seu projeto inicial, as diferenças são notáveis. O Gurgel Itaipu era mais um carro convencional convertido para operar com eletricidade, e sua estrutura ainda incluía componentes de um veículo movido a combustão interna, como tanque de gasolina e linha de combustível.

Perfil dos interessados e o verdadeiro valor de mercado do Gurgel Itaipu E-400

Os organizadores do evento tinham como público-alvo os colecionadores e entusiastas de tecnologia verde, especialmente aqueles que valorizam a produção automobilística nacional. Em termos de investimento, Parra acreditava que o Gurgel Itaipu, mesmo necessitando de restauração completa, seria uma pechincha por R$ 100 mil.

Ele estimou que um carro deste modelo, quando restaurado, poderia alcançar o valor de R$ 250,000 no mercado.

O 1º Leilão Veículos Antigos, foi realizado em Ribeirão Preto, SP nos últimos dias 16 e 17 de setembro. Foram a leilão cerca de 100 veículos antigos, incluindo o Gurgel Itaipu E-400. Os interessados puderam participar tanto presencialmente quanto por meio de uma plataforma online, ampliando o alcance e a acessibilidade da disputa.

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Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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