Próxima Geração de Motos Elétricas Kawasaki devem está no mercado em breve e são inspiradas em modelos a Gasolina

Próxima Geração de Motos Elétricas Kawasaki devem está no mercado em breve e são inspiradas em modelos a Gasolina Fonte: Kawasaki / Divulgação

Rumores sobre a chegada das motos elétricas da Kawasaki começaram a surgir em 2022, durante o EICMA Milan Motorcycle Show. E agora, as especulações se tornaram realidade, pois a famosa fabricante de motos está pronta para apresentar suas primeiras motos elétricas ao mundo. Sendo aprovadas recentemente na Austrália, esses veículos inovadores receberam os nomes de Ninja e-1 e Z e-1.

O design inspirado nos modelos a gasolina

As novas motos elétricas Kawasaki, apesar de possuírem um design exterior que assemelha-se aos modelos de motocicletas de 400cc movidas a gasolina, a Ninja 400 e a Z400, apresentam algumas diferenças significativas. As rodas e os freios, por exemplo, parecem ter sido adaptados do Ninja 300 e Z300, modelos com uma potência ligeiramente inferior.

Na fase de anúncio, a Kawasaki mencionou que a potência provável seria de 11 kW (14,75 cv). Contudo, a homologação australiana indica uma potência de 9 kW (12 cv).

Detalhes técnicos das motos elétricas da Kawasaki

Os registros mostram que os pesos das novas motos elétricas são de 135 kg para o modelo Z e-1 e 140 kg para o Ninja e-1. Não está claro, porém, se esses pesos incluem as duas baterias removíveis que a Kawasaki declarou que alimentariam as motos. Cada bateria pesa 12 kg e juntas elas representam 3 kWh.

Essa capacidade de bateria é relativamente pequena para uma moto elétrica, o que indica que essas motos seriam mais adequadas para trajetos urbanos curtos e teriam velocidades máximas limitadas.

Esse lançamento é um marco importante para a Kawasaki, pois representa a primeira entrada de uma grande empresa japonesa de motocicletas no mercado de motos elétricas.

Apesar de Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki – os quatro gigantes da indústria de motocicletas no Japão – terem mostrado algum avanço com protótipos, até agora nenhuma delas comercializou uma moto elétrica em tamanho real com uma autonomia muito além das scooters elétricas menores.

Fonte: Kawasaki / Divulgação

Ao mesmo tempo, empresas norte-americanas, como a Zero Motorcycles, vendem motos elétricas há mais de uma década. Outras empresas estabelecidas, como a Harley-Davidson e sua subsidiária LiveWire, têm quase meia década de experiência na venda de motos elétricas. Além disso, a fabricante italiana de motos elétricas Energica tem quase uma década de vendas, competindo com motos esportivas de alta performance, como a Ducati.

Todas essas motos possuem baterias de pelo menos 14 kWh, ou seja, as novas motos elétricas Kawasaki de 3 kWh estão entrando no mercado com uma fração da bateria e do desempenho do motor de seus concorrentes norte-americanos e italianos.

No entanto, a entrada da Kawasaki no espaço dos veículos elétricos com a moto elétrica da Kawasaki é um movimento notável e um sinal de progresso para a indústria de motocicletas no geral, demonstrando a crescente consciência ecológica e a busca por soluções mais sustentáveis. O futuro da mobilidade está mudando, e a Kawasaki está mostrando que está pronta para essa revolução.

Perguntas Frequentes

1. Qual é a potência das novas motos elétricas da Kawasaki?

Na fase de anúncio, a Kawasaki mencionou que a potência provável seria de 11 kW (14,75 cv). No entanto, a homologação australiana lista a potência em 9 kW (12 cv).

2. Como é o design das motos elétricas da Kawasaki?

As novas motos elétricas da Kawasaki mantêm um design exterior que se assemelha aos modelos de motocicletas movidas a gasolina, a Ninja 400 e a Z400. Entretanto, as rodas e os freios parecem ter sido adaptados do Ninja 300 e Z300, modelos com uma potência ligeiramente inferior.

3. Qual é o peso dessas novas motos elétricas?

Os registros indicam que o peso é de 135 kg para o modelo Z e-1 e 140 kg para o Ninja e-1. No entanto, ainda não está claro se esses pesos incluem as duas baterias removíveis que alimentarão as motos.

4. Qual é a capacidade da bateria das motos elétricas da Kawasaki?

Cada moto elétrica da Kawasaki possui duas baterias removíveis, pesando 12 kg cada. Juntas, as baterias representam 3 kWh. Esta é uma capacidade de bateria relativamente pequena para uma moto elétrica, indicando que essas motos podem ser mais adequadas para trajetos urbanos curtos e podem ter velocidades máximas limitadas.

5. Como as novas motos elétricas da Kawasaki se comparam a outros modelos de motos elétricas no mercado?

As motos elétricas da Kawasaki estão entrando no mercado com uma fração da bateria e do desempenho do motor de seus concorrentes norte-americanos e italianos. Por exemplo, todas as motos da Zero Motorcycles, Harley-Davidson, LiveWire e Energica possuem baterias de pelo menos 14 kWh.

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Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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